A reportagem do Blog do Jordan Bezerra conversou com a especialista Roberta Trindade para tentar entender melhor os aumentos sucessivos em cobranças de combustíveis e como isso pode afetar diretamente no bolso dos consumidores.
Roberta afirmou que o que falta ao povo brasileiro é uma explicação melhor sobre como funciona o mercado interno e de que forma as negociações e variações do comércio podem influenciar na gestão financeira de cada família.
“Esta semana, mais uma vez, novo aumento dos combustíveis, e a nossa preocupação de sempre: com aumentos sucessivos, nosso bolso fica mais pobre. Teremos mais dificuldade de comprar tudo o que é necessário para atender às nossas necessidades básicas. O governo justifica que o aumento é em função do relacionamento com a política internacional, para obedecer a esta dinâmica e também no ajuste à taxa de câmbio. O que estamos comentando, e também gostaríamos de ter, é uma melhor explicação: por que o preço dos produtos aqui no Brasil é tão mais elevado do que em outros países, inclusive parceiros e vizinhos, como a Argentina, por exemplo?”, questinou a especialista.
Roberta explica que, embora os produtos sejam produzidos no Brasil e tenham os mesmos valores que os vendidos em outros países, a alta taxa de impostos faz o preço crescer significativamente.
“Esse preço é muito mais alto no Brasil em virtude da tributação. Para entender melhor: o preço é basicamente o mesmo que em outros países, mas o nosso tributo é muito elevado, é feito também em descentralização, ou seja, existem tributos federais e estaduais. O que mais nos interessa nessa discussão é que, mesmo sendo autossuficiente, nós pagamos caro”, explicou Roberta Trindade.
Ouça o comentário da especialista na íntegra abaixo:
Blog do Jordan Bezerra | Economia
Deixe um comentário