Na tarde dessa quarta-feira, dia 23 de junho, o Blog do Jordan Bezerra conversou com exclusividade com o médico Dr. Pedro Augusto, que é um dos enfrentantes da Pandemia da COVID-19 em Patos e região.
O médico explicou que, embora a população siga sendo vacinada, é preciso tomar os cuidados, pois a vacinação está seguindo lentamente e apenas os idosos e pessoas com comorbidades estão sendo vacinados nesse primeiro momento.
“Como apenas 25% de nossa população foi vacinada, a população mais idosa e aqueles com comorbidades, e também sabemos que estamos em período junino, a nossa orientação é evitar realmente grandes aglomerações, temos que tentar fazer apenas no núcleo familiar, não há como se isolar de todo mundo, e dizer que a doença ainda é muito grave em nossa região, temos ainda muitos pacientes internados, muitos jovens, a vacina trouxe uma eficácia, pois os idosos estão se internando menos, mas estamos mantendo a ocupação ainda em 70 a 80%, e a população não pode relaxar nos cuidados”, explicou.
Dr. Pedro disse ainda que há outras cepas espalhadas pelos estados que podem não ser combatidas pela vacina atual, o que representa um risco para a população. Neste caso, ele orientou que sigam com os protocolos de prevenção recomendados desde o início da pandemia.
“No começo da doença, as vacinas foram criadas para as variantes que foramd escobertas lá no ano passado, mas todo vírus ele vai sofrendo mutações, e nós tomamos vacinas da gripe anualmente, para cada ano uma vacina para mutações diferentes para o mesmo vírus. Então todo ano, provavelmente, teremos que tomar vacinas para uma cepa diferentes. Não podemos descuidar das medidas de prevenção, que é lavar as mãos sempre, usar máscara e manter o distanciamento, pois isso sim vai evitar que essa doença se propague”, explicou o médico.
Ouça abaixo a entrevista na íntegra com o Dr. Pedro Augusto:
Blog do Jordan Bezerra | COVID-19
Deixe um comentário