O Bate Papo com Jordan Bezerra dessa quarta (14) foi com o cardiologista Dr. Jeann Santigo, que falou por mais de uma hora sobre as doenças do coração, a importância da hemondinâmica em Patos, que já salvou centenas de vida, e falou do potencial que Patos representa para a saúde do Nordeste, além de destacar os cuidados para se evitar problemas de saúde como infartos e outras.
Formação acadêmica
Sou formado na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, depois fui para Recife, onde fiz três residências médicas, Clínica Médica no Hospital Barão de Lucena; Cardiologia no Pronto-socorro Cardiológico de Pernambudo, no PROCAP, e Hemodinâmica e Cardiologia intervencionista no PROCAP, hospital de referência que é vinculado à Universidade de Pernambuco, que é o terceiro maior do país”, destacou.
Com relação ao número de pessoas que sofrem infartos, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, são cerca de 400 mil brasileiros que morrem por ano por conta da doença. Dr. Jeann disse que é uma problemática mundial, e que são cinco fatores que causam as doenças do coração.
Muitos questionam que a Covid-19 e a Vacina tem provocado doenças no coração e infarto, mas na literatura brasileira de medicina não há nada que comprove que a vacina causa infarto, mas a Covid-19 sim causa problemas a coração.
Falou sobre a arritmia cardíaca. Ele disse que existe dois tipos, a positiva e a negativa, que é preciso ter cuidado e atenção redobrada. Com relação ao infarto, ele disse que as três artérias que irrigam o coração, nutrem, como se fossem três canudos, e a má alimentação vai obstruindo, principalmente pela gordura.
Destacou a importância do serviço de Hemodinâmica para a cidade de Patos. Muitas vezes o cidadão precisava ser regulado para Campina Grande ou para João Pessoa, mas agora Patos conta com o serviço, que já salvou mais de 800 vidas no sertão.
Falou sobre a diferença entre o stent e o ponte de safena, que são procedimentos médicos para doenças no coração. Falou também que os pacientes que observem sempre o currículo do seu médico, para não acabar caindo nas mãos de profissionais mal preparados.
Por fim, Dr. Jeann agradeceu o espaço e disse que nas quartas-feiras atende no Hospital São Francisco, em Patos, atende no Complexo Hospitalar Regional de Patos e que atende em Pombal e Uiraúna para atender por lá.
Reveja a entrevista abaixo:
Blog do Jordan Bezerra | Política
Deixe um comentário