O psicanalista Dr. Francisco Almeida falou ao Blog do Jordan Bezerra sobre a importância do relacionamento dos pais com os filhos para evitar o desgate emocional e sobre a ação dos pais para a formação firme da estrutura mental de crianças e adolescentes.
Segundo Dr. Francisco, os pais são responsáveis por criar vínculos e influenciar na vida dos filhos diretamente e isso ajuda na formação adequada deles.
“O tema da geração do MIMIMI é muito atual e eu tenho dificulade de lidar com ele, por achar que muitas vezes esse tema é infantilizado e a problemática quando tratamos os adolescentes e crianças como a geração da reclamação, da fragilidade emocional, da chantagem e da dificuldade de ser resiliente. Ao chamar esta geração de MIMIMI minimizamos os elementos que levam a este comportamento. Há uma preocuipação crescente por parte dos profisisonais da saúde mental, pois chegam aos consultórios cada vez mais crianças e adolescentes que já demandam um acompanhamento psicanalítico. Quando se faz esse acompanhamento, percebemos que há uma falta de base afetiva, emocional, que se contrói com a convivência doméstica, nas relações familiares”, disse o especialista.
Ainda segundo Dr. Francisco, estar atento ao uso excessivo dos smartphones, redes sociais e meios tecnológicos pode mudar tudo. Ele disse que conversar, brincar e aproveitar melhor os momentos em família é algo fundamental para a educação e formação psicológica das crianças e adolescentes.
“A presença dos pais vai garantir, de cverta forma, a confiança, a cumplicidade entre pais e filhos, de modo que não escapem aso olhos dos pais os sinais. Não delegar, não perder tmepo, não deixar de estar com os filhos, de curtir os momentos, às vezes escassos. Mas muitas vezes ficamos mais nos smartphones, nas redes sociais, nos jogos, e isso entra cada vez mais cedo na vida dos filhos e tmabém na vida dos pais”, alertou o psicanalista.
Ouça o comentário na íntegra no áudio abaixo:
Blog do Jordan Bezerra | Setembro Amarelo
Deixe um comentário