A reportagem do Blog do Jordan Bezerra conversou com o secretário executivo de saúde da Paraíba, Dr. Daniel Beltrammi, nesta terça-feira, dia 25, para falar sobre os detalhes da vacinação de crianças na nova etapa de imunização no país.
Como foi divulgado, as crianças de 5 a 11 anos começaram a ser vacinadas com a vacina da Pfizer, e, em seguida, também foi divulgado pela ANVISA, obedecendo todos os processos do Ministério da Saúde, também foi liberada a vacina CoronaVac. Mas como não foi tão divulgada essa vacina, alguns questionamentos nas redes sociais e pais um pouco receosos, o Blog foi conversar com Dr. Daniel Beltrammi para que ele falasse sobre a segurança dos imunizantes.
O secretário executivo afirmou que tanto a vacina da Pfizer quanto a CoronaVac são imunizantes totalmente seguros, que obedeceram aos processos de fabricação e desenvolvimento e que foram aprovados nos critérios da ANVISA.
“Agora nós temos duas ferramentas para proteger a saúde das crianças: a primeira delas são as vacinas Pfizer, de 5 a 11 anos, são de tampa e rótulo laranja, um terço da dose aplicada em adultos; recomendado que seja feita em local específico para crianças. Oito semanas depois, segunda dose. Os principais sintomas após tomar a vacina, os mais comuns, dor no local da aplicação, e moleza, em alguns casos. Os pais e as mães vão receber todas as orientações na hora da vacinação”, afirmou.
Daniel Beltrammi também falou sobre a imunização com a CoronaVac. As doses são as mesmas que foram aplicadas nos adultos, mas apenas crianças com seis anos podem receber a aplicação. O intervalo entre as aplicações, entretanto, é menor.
“Nossa segunda ferramenta é a vacina CoronaVac, tem a mesma dose do adulto, só que vacina acima de 6 anos de idade. A vacina tem um intervalo menor entre a primeira e a segunda dose, de apenas 28 dias. Com essas duas possibilidades, teremos condição de avançar na vacinação de crianças em toda a Paraíba. As vacinas não nos fazem mal, e protegem as crianças contra a Covid-19. Proteja o menor que está sob sua responsabilidade”, reforçou o médico.
Veja o vídeo na íntegra abaixo:
Blog do Jordan Bezerra | Covid-19
Deixe um comentário