A celebração Eucarística presidida pelo bispo Dom Eraldo teve inicio às 19h nessa sexta-feira, 23 de novembro, na cidade de Juru-PB, onde tomou posse o Padre Sebastião Nóbrega como pároco da paróquia de Santa Terezinha, no município de Juru.
A missa foi concelebrada pelos padres Adailton, Netinho, Washigton, Fábio e Sebastião. Naturalmente, a Igreja ficou repleta para receber o seu padre. Antes da invocação da Trindade Santa, Dom Eraldo fez uma pequena fala lembrando os padres que trabalham na paróquia. A paróquia tem mudado muito de padre por força maior, algo natural; “não é o fim do mundo”. Pe. Jorge Luiz veio, mas por motivo de saúde não ficou.
“A comunidade daqui é de fé, vinda do batismo de cada um. O propósito dessa celebração é acolher bem o Pe. Sebastião, que vem de Santa Terezinha, que é a mesma padroeira, portanto ele muda de cidade e não de padroeira”, afirmou o Bispo.
Após o ato penitencial, foi lida pelo Pe. Adailton da Silva a Provisão de posse do pároco Sebastiao Nóbrega para a paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, em Juru.
Na homilia, do Evangelho de Lucas 19,45-48, que narra a entrada e a revolta de Jesus no Templo, pois muitos estavam fazendo a Casa de Deus de comércio.
Dom Eraldo lembrou à importância do Templo para o povo Judeu.
“Nós sabemos da importância do Templo para religião judaica e para o povo de Israel, o Templo não era só um lugar de oração, era um lugar também de referência na vida do povo. Referência, religiosa e teológica, portanto lugar de Deus”, contou Dom Eraldo.
Explicou que muitas vezes Jesus foi ao Templo, desde criança, e as vezes que Ele foi dignificou e ressignificou o Templo.
Jesus observava o comportamento das pessoas no Templo fazendo coisas erradas, por isso, Ele desceu o chicote, pois o Templo estava servindo de comércio de ladrões. Jesus cita o Salmo 69,9; o zelo pela tua casa me consome. Para lembrar que a finalidade da Casa de Deus tinha se perdido.
“O Templo é lugar de encontro com Deus, onde nos enchemos de Deus para sairmos em missão junto ao povo do Senhor”, disse o Pastor diocesano.
O Vigário Forâneo, Pe. Fábio Abreu deu as boas vindas ao Pe. Sebastião. Disse que toda mudança de um padre para uma nova paróquia é um designo de Deus e não uma vontade própria. Pe. Fábio lembrou Santo Agostinho doutor da Igreja e que era bispo. “Certa vez veio um grupo de pessoas reclamar a Agostinho sobre o padre da paróquia, o bispo então questionou, vocês estão fazendo o que pela paróquia? Pelo padre? Voltem! amem seu padre e reze por ele”, contou o sacerdote.
Na sequência uma representante de pastoral deu as boas vindas ao padre Sebastião, em nome da Comunidade. “Nós estamos aqui para lhe ajudar”.
Por fim, já empossado, o pároco Sebastião Nóbrega fez sua fala. Ele saudou o bispo, os padres, o seminarista, o senhor prefeito da cidade de Juru, Luiz Galvão, e todo o povo de Deus.
O padre falou da alegria de abraçar essa nova missão. “Querido povo de Deus em Juru, como é bom e agradável encontrar aqui com todos vocês, para começar essa nova missão, a qual Jesus e sua Igreja me confiaram”, afirmou Pe. Sebastiao.
Citou o Papa emérito Bento XVI, para responder um questionamento urgente, hoje, o que Deus nos pede? “É Cristo que guia a sua Igreja através do seu Espírito, portanto não cedamos jamais ao péssimo e ao desânimo, porque o Espírito Santo é forte, e sua força é vivificante”, expressou o padre.
Finalizou recordando as palavras do Santo Padre, o Papa Francisco; “Eu quero uma Igreja em saída e decididamente missionária”. No fim Pe. Sebastião disse aos paroquianos que vai se dedicar com afinco a todos, e pediu orações de todos por ele e também a colaboração deles na missão da paróquia. Agradeceu também a paróquia de Santa Terezinha, em Santa Terezinha-PB pelos quase cinco de evangelização lá.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário