segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Documentário “Raízes Cantantes” encanta todos em noite de exibição e celebração ao forró pé-de-serra em Malta
Gerais

Documentário “Raízes Cantantes” encanta todos em noite de exibição e celebração ao forró pé-de-serra em Malta

 

A cidade de Malta, na Região Metropolitana de Patos, foi palco de uma noite inesquecível no último sábado (22), quando a praça central se transformou em um verdadeiro palco da cultura nordestina com a exibição do documentário “Raízes Cantantes – Uma Jornada Pelas Raízes do Forró Pé-de-Serra em Malta”. A produção, realizada pelos irmãos Luiz Guedes, Hérika Guedes e Manoel Benedito, com recursos da Lei Paulo Gustavo, emocionou moradores e visitantes ao mergulhar na história do forró pé-de-serra, resgatando tradições, figuras icônicas e o legado cultural que pulsa na alma nordestina.

 

O público se emocionou com depoimentos de antigos sanfoneiros e imagens que resgataram o brilho das festas de antigamente. Em um momento especial, os próprios músicos retratados no documentário subiram ao palco para um animado show de forró pé-de-serra. Ícones regionais como Joãozinho do Acordeon e Manoel fizeram a multidão dançar ao som de clássicos que atravessam gerações.

 

“Este documentário é uma ponte entre o passado e o presente, uma forma de eternizar a essência do nosso forró e valorizar os mestres que mantêm viva essa tradição. Somos imensamente gratos à SoulMaker, que foi essencial na captação e edição desse material tão valioso”, afirmou Hérika Guedes.

 

O evento contou com a presença ilustre da prefeita de Malta, Ana Peixoto; do secretário de Cultura de Malta ,Raniere Rodrigues; da coordenadora de Cultura Íris Rodrigues e do jornalista e produtor cultural Diego Trindade, que destacaram a relevância de projetos que fortalecem a identidade local.

 

O secretário de Cultura, Raniere Rodrigues, destacou a importância das políticas públicas de fomento à cultura e agradeceu o apoio governamental: “Iniciativas como essa só se tornam possíveis graças às leis de incentivo à cultura, como a Lei Paulo Gustavo, que fortalecem a preservação da nossa história e valorizam os artistas locais. É através desse apoio que conseguimos manter vivas as tradições que definem nossa identidade.”

 

A celebração não apenas exaltou a riqueza cultural de Malta, mas também reforçou a importância de iniciativas que mantêm vivas as raízes do sertão, transformando memórias em patrimônio coletivo.

 

Assessoria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...