segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Discriminação Contra Criança com Deficiência: Caso Chocante em Escola Municipal Maria Eudócia, em Patos
Gerais

Discriminação Contra Criança com Deficiência: Caso Chocante em Escola Municipal Maria Eudócia, em Patos

 

Neste dia 21 de setembro, houve a celebração do Dia Nacional de Defesa dos Direitos das Pessoas com Necessidades Especiais. Ao longo dos anos, a questão da inclusão tem sido amplamente discutida, visando a integração plena das pessoas com deficiência na sociedade, seja no ambiente de trabalho, na educação e em todos os lugares onde dignidade e compreensão são fundamentais.

 

Nesta quinta-feira, 21 de setembro, Yasmim Laurentino Ferreira, mãe de Maria Isis, uma criança com necessidades especiais de 8 anos de idade, compartilhou uma experiência desconfortável na Escola Municipal Maria Eudócia, situada no Bairro São Sebastião, em Patos.

 

Yasmim mencionou que sua filha possui microcefalia, o que resultou em diversas limitações. A criança é usuária de cadeira de rodas e requer cuidados específicos, porém, foi matriculada na escola e, desde então, tem enfrentado situações de discriminação por parte da administração escolar. O diretor tem constrangido a mãe com repetidos pedidos para encerrar a matrícula da estudante.

 


 

Em gravações enviadas à redação do Polêmica, o diretor da escola solicitou a presença da mãe para finalizar a matrícula: “Por favor, venha à escola, é muito importante… em cinco minutos, a senhora pode vir para concluirmos o processo. Estou aguardando a sua visita…”, relata o diretor em trechos do áudio.

 

A pequena Maria Isis enfrenta desafios de saúde significativos e passou cerca de 50 dias internada. Devido a suas limitações, ela acumulou faltas na escola, todas devidamente justificadas mediante atestados médicos. Como estudante com necessidades especiais, suas ausências são devidamente fundamentadas. Além disso, Maria Isis conta com uma cuidadora escolar e está inserida em um programa que atende crianças com necessidades especiais.

 

O incidente foi comunicado à professora Adriana Carneiro, secretária de Educação do Município de Patos, que afirmou que tomará medidas para investigar o ocorrido.

 

Blog do Jordan Bezerra 

Com informações do Polêmica Paraíba 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...