A reportagem do Blog do Jordan Bezerra trouxe um caso de uma idosa de 95 anos que chegou ao Complexo Hospitalar Regional de Patos, neste domingo (7), com suspeita da Covid-19 e enfrentou dificuldades no atendimento, na cidade de Patos. Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e ao chegar no Janduhy Carneiro, em Patos, o médico não deu atenção ao caso e disse que a paciente se dirigisse para outro local.
A paciente apresentava grande esforço para respirar e foi encaminhada com a máxima urgência para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Otávio Pires de Lacerda, localizada no Campo da Liga, Bairro Liberdade.
De acordo com a diretora do Complexo Hospitalar Regional de Patos, Liliane Senna, a foi examinada pelo médico plantonista da área COVID da unidade, mas que precisou ser direcionada para a UPA pelo estado de saúde que ela apresentava.
“Pelo estado em que se encontrava, a paciente poderia precisar de assistência de terapia intensiva e a UTI COVID estava completa no domingo. Desta forma, o médico do hospital acionou o médico regulador do SAMU para que a paciente fosse levada para um serviço com leito intensivo disponível de imediato até que o Complexo tivesse o leito apropriado para receber a paciente”, justificou a diretora.
Ainda segundo Liliane, os atendimentos estão sendo realizados em conjunto e integração com todas as unidades de saúde disponíveis preparadas para atender casos de Covid-19.
“Relembro que a atuação da assistência à covid-19 no sertão e em toda a Paraíba é realizada de maneira integrada e atuamos em conjunto com outros hospitais da região para atendimento à covid na região sertaneja”, explicou.
As obras para a ampliação dos leitos de UTI no Hospital Regional de Patos continuam sendo realizadas, mas alguns problemas de fornecimento de equipamentos estão atrasando os serviços, o que pode ser determinante para um colapso no sistema de saúde na região, quanto ao atendimento de casos mais graves de covid-19.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário