segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Dezenas de advogados participam de ato para pedir permanência da Vara da Justiça Federal em Patos
Gerais

Dezenas de advogados participam de ato para pedir permanência da Vara da Justiça Federal em Patos

 

Cerca de 100 advogados fizeram um ato público na manhã desta quinta-feira, dia 19, para protestar contra o possível fechamento da 14ª Vara de Justiça Federal da cidade de Patos. O evento aconteceu em frente ao próprio prédio da Vara Federal, Rua Bossuet Wanderley, Bairro Brasília.

Os advogados fizeram uso de carro de som para expressar o grande prejuízo que sofrerá a sociedade de toda a região diante do fechamento da Vara Federal em Patos que deve ser transferida para Campina Grande.


A mobilização para o ato foi encabeçada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Patos (OAB/Patos) depois que recebeu cópia de resolução justificando o fechamento da Vara Federal e a criação de um Posto Avançado de Atendimento em seu lugar. O presidente da OAB/Patos se expressou de forma contundente e indignado com tal possiblidade.

O Deputado Estadual Dr. Érico Djan (Cidadania) compareceu ao evento e relatou que pretende exigir a permanência da Vara Federal em Patos e que está à disposição da OAB/Patos para buscar impedir tal retrocesso. Até o momento, apenas Dr. Érico Djan e a vereadora Lucinha Peixoto (PCdoB) foram os políticos que se posicionaram sobre o fato que veio à tona na noite desta quarta-feira, dia 18, e causou grande repercussão.


A resolução que explica os motivos do fechamento da Vara da Justiça Federal em Patos textualiza a questão de economia, porém, os advogados relatam que isso não tem fundamento, pois todo o corpo de funcionários será transferido para a cidade de Campina Grande. Alguns relataram questões políticas para tal medida considerada retrocesso na região.

Viaturas da Polícia Federal com agentes se fizeram presentes ao ato público e gerou questionamentos sobre a finalidade de estarem no evento. Depois se soube, de forma não oficial, que os próprios policiais federais são contrários ao fechamento da Vara Federal, pois irá dificultar as atividades da Delegacia de Polícia Federal.


Outro fator de revolta foi que as cidades de Sousa e Monteiro tem Varas Federais e ficou evidente que a ação de fechar a Vara da Justiça Federal em Patos é mais política que de economicidade. A OAB/Patos ficou de mobilizar todos os órgãos e autoridades para se engajarem na luta pela permanência em Patos.

 

Jozivan Antero – Patosonline.com

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...