A Câmara dos Deputados votou ontem (11), de forma surpreendente, parte da reforma política, no que tange ao Distritão. Depois de debates e reuniões, houve um acordo entre os líderes, e foi votado ontem, com destaque colocado pelo PSOL para a retirada do texto base do chamado ‘distrição’, eleição onde os mais votados seriam eleitos.
Na Paraíba, por exemplo, são 36 deputados estaduais, se o distritão fosse aprovado, os 36 deputados mais votados seriam eleitos, independentemente do partido. Da mesma forma, as 12 vagas distribuídas para a Paraíba seriam dos deputados mais votados.
Essa questão foi derrubada na primeira votação e a segunda votação será hoje (12), que deverá ser confirmada. Uma surpresa foi que, para a retirada de pauta, houve um determinado acordo para a volta das coligações, que haviam sido abolidas em 2017, e agora deverá voltar, após a segunda votação.
Se ratificada for para o Senado, as eleições de 2022 já terão mudanças. Entre o distritão e as coligações, os deputados escolheram o retrocesso das coligações.
Blog do Jordan Bezerra | Política
Deixe um comentário