O deputado federal Frei Anastácio ( PT) disse que é preciso mobilização do povo e dos políticos para barrar a extinção dos 1.254 municípios brasileiros, prevista na PEC 188/2019, enviada por Bolsonaro ao Congresso Nacional. Na Paraíba,a PEC atinge 68 municípios.
O parlamentar fez a declaração durante a realização do Encontro das Bandeiras, ontem (29), em Parari, no interior da Paraíba. O evento teve a participação de representantes dos 18 municípios do Cariri paraibano, que têm menos de 5 mil habitantes e serão extintos se a PEC de Bolsonaro for aprovada.
O encontro contou com a presença de prefeitos e vices, secretários, vereadores, lideranças políticas e representantes de muitas entidad5es da sociedade civil.
Aumento da pobreza
“O encontro foi importante porque mostra o início das mobilizações contra essa PEC do mal. Mas, uma coisa é certa: se o povo desses municípios não for às ruas, à Esplanada dos Ministérios e não exigir posição de cada representante dos estados e no Congresso, a PEC passará”, disse.
Frei Anastácio afirmou que além de ser contra à PEC, irá pedir ao líder da bancada federal da Paraíba, o deputado Efraim Morais, uma posição sobre o assunto. “Com a extinção dos municípios, haverá mais pobreza em cada um deles. Grande parte da população dessas cidades irá para os centros maiores morar nas periferias. Com isso, aumentará também a violência. Isso que o governo está querendo fazer é mais um crime contra os mais pobres”, ressaltou.
Parlamentopb.com.br
Deixe um comentário