Hoje, dia 29 de agosto, é comemorado o dia do vaqueiro, esse bravo e importante personagem da Cultura Nordestina. A data entrou para o calendário das comemorações nacionais como dia do vaqueiro em 2008, quando a data foi instituída através da lei federal 11.797/08.
A atividade presente especialmente na região Nordeste, existe há muito tempo, mas só recentemente foi reconhecida como profissão. Em 2013, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que regulamenta a profissão de vaqueiro no País.
Aqui na Paraíba o deputado Antônio Mineral (PSB) se denomina como o deputado dos Vaqueiros, pois segundo ele, admira e defende a profissão, se diz apaixonado pelo esporte, inclusive pratica a vaquejada, conhecida antigamente como “corrida de mourão”.
Um esporte muito importante no que tange à valorização da cultura como também para a economia do país. Pois segundo o setor, no nordeste a vaquejada é esporte tradicional, só perde para o futebol. Enche arenas, dá prêmios milionários, movimenta cifras expressivas em leilões, gera milhares de empregos e ainda incentiva o mercado de melhoramento genético das raças.
São 3 milhões de adeptos dessa prática esportiva, por ano são mais de 4 mil provas, um movimento econômico de R$ 600 milhões – de acordo com a Associação Brasileira de Vaquejadas (ABVAQ), e ainda cresce 20% ao ano.
Sem falar na importância da defesa da cultura, resgatando o vaqueiro de “GIBÃO”, ou seja, aquele vaqueiro que usa uma roupa de couro na hora de pega do boi em plena mata fechada. A coragem do vaqueiro pode ser comparada a um guerreiro ou a um soldado de guerra.
O Deputado fez questão de parabenizar a todos os vaqueiros, os heróis do país, sobretudo do Nordeste.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário