Um Corínthians x São Paulo desperta naturalmente a atenção das torcidas, mas quando se trata da disputa na Neo Química Arena, o Timão defende um tabu de proporções ainda maiores: dez vitórias e três empates a serem defendidos neste domingo, às 22h15 (de Brasília), pela décima rodada do Campeonato Paulista.
Muitos jogadores e técnicos passaram pelos dois lados, e o tabu se manteve. O ge traz um raio-x dos clássicos entre Timão e Tricolor disputados em Itaquera.
O Corinthians teve seis técnicos neste período: Fábio Carille em seis jogos, Tite em outros três e Mano Menezes, Jair Ventura, Cristóvão Borges e Vagner Mancini em um jogo cada.
Já pelo lado do São Paulo, foram oito treinadores: Muricy Ramalho, Edgardo Bauza, Rogério Ceni, Diego Aguirre e Cuca com dois clássicos cada, Milton Cruz, Fernando Diniz e Mancini, com um jogo cada. Mancini, portanto, é o único a ter defendido os dois lados.
Pelo lado corintiano, foram usados 72 jogadores diferentes. O goleiro e capitão Cássio esteve presente nas 13 partidas. Já o lateral-direito Fagner jogou 12. Esteve ausente apenas na vitória por 3 a 2 em 2017. São os dois mais assíduos no clássico da Arena.
Já o São Paulo usou 81 atletas, com destaque para Rogério Ceni, que disputou partidas como goleiro e treinador da equipe. Aliás, o revezamento na meta tricolor chama a atenção: foram seis goleiros em 13 jogos: Dênis, Ceni, Renan Ribeiro, Sidão, Jean e Tiago Volpi, atualmente o titular da posição.
Com dez vitórias e três empates, o Timão acumula 26 gols marcados no duelo, o que dá uma média de dois por partida. O São Paulo, por sua vez, marcou dez (média de 0,76).
Neste clássico, o Corinthians tem a chance de fazer ou de se aproximar do gol 500 contra o arquirrival. Em 347 jogos, venceu 131 vezes e marcou 497 gols (média de 1,43 por jogo). O São Paulo, que venceu 106 duelos, já marcou 468 gols (média de 1,34). Os times empataram em outros 110 duelos.
A artilharia do confronto em Itaquera é do paraguaio Ángel Romero, dono de três gols (confira após os vídeos a lista de goleadores e jogadores que participaram do clássico neste período).
Globoesporte.com
Deixe um comentário