O Bate Papo com Jordan Bezerra desta quarta-feira, dia 29 de março, foi com a professora e diretora do FERA Colégio e Curso, Edileny Medeiros. O programa encerrou o mês de março trazendo uma série de homenagens a mulheres importantes que contribuem para o desenvolvimento de Patos e região.
Inicialmente, ela falou quem era Edileny Medeiros. Uma mulher que veio de uma família simples, seu pai era caminhoneiro, sua mãe era dona de casa. Edileny Medeiros é filha natural do Rio Grande do Norte, da cidade de Serra Negra, próximo a Patos. Logo cedo, a família veio para Patos para melhorar a qualidade de vida dos seis filhos do casal, sobretudo através dos estudos. Edileny Medeiros afirmou que essa foi uma iniciativa de seus pais para buscar melhorias por meio da educação e foi aí que nasceu esse seu interesse pela área.
Edileny Medeiros ressaltou o seu gosto pela matemática desde muito cedo, e afirmou que procurava um curso que tivesse a ver com a área. Segundo ela, procurou algum na cidade de Patos, porém não havia. Portanto, começou a cursar Engenharia Florestal na cidade. Após algum tempo, decidiu trancar o curso, pois surgiu a oportunidade de ser professora de inglês, na época, do Colégio Cristo Rei. Edileny Medeiros foi submetida a um teste e passou. Lembrou que pretendia fazer o teste para a área de matemática, porém Memé, professor da cidade de São Mamede já havia passado no teste e ela não, pois só havia uma única vaga. Após essa tentativa, surgiu a vaga em aberto para a disciplina de inglês, e ela fez os testes, bastante rígidos, mas passou. Foi então que teve a oportunidade de conhecer o pastor John Philip Medcraft, vindo da Inglaterra, para implementar o ensino de inglês na região, através de um intensivão. A diretora lembrou dos processos que teve de passar, para avaliar sua qualidade em sala de aula, mas que, enfim, foi aprovada pelo pastor.
A professora passou 13 anos ensinando inglês em várias escolas da região. Primeiramente, Edileny lembrou que o primeiro diretor do GEO Patos foi o Padre Jair, uma particularidade que poucos sabem. O Padre Jair viu o modelo de ensino de Fortaleza e o trouxe para Patos, pois estava vendo que muitos jovens da cidade iam para Campina Grande ou João Pessoa para cursar o segundo grau, pois a qualidade de ensino das outras cidades eram bem melhores e o Padre mantinha o ideário de fazer com que os jovens permanecessem na localidade.
Logo após esse período, Edileny Medeiros afirmou que os responsáveis pelo GEO, atual FERA, na época, tiveram que se ausentar para administrar o GEO de João Pessoa e por isso entregaram a ela a missão de comandar o GEO de Patos. Na época, Sônia Figueiredo, diretora do GEO, quando ela assumiu há 24 anos, disse que havia coisas que Edileny poderia adquirir, como a experiência, o poder de decisão. Porém havia característica de Edileny que Sônia jamais poderia ter, por exemplo o enorme carisma da jovem, o vigor, pois Edileny estava na flor da idade e também a sua visão de futuro e ensino.
A atual diretora do FERA avaliou também que sempre foi professora de reforço, desde os seus 10 anos, ensinando nas casas de seus alunos. Edileny Medeiros casou-se também muito jovem, na década dos seus 20 anos, com seu esposo Redi, com quem teve duas filhas, que são os grandes amores de sua vida. Ressaltou que é uma mulher de família, muito unida aos seus irmãos e familiares. Durante esse momento da entrevista, a diretora chegou a se emocionar.
Sobre o desafio de aprender inglês, ela disse que na sua época a dificuldade era que buscava-se aprender primeiro na escrita, ao invés da fala, o que dificultava bastante o aprendizado. O apresentador Jordan Bezerra elogiou o acolhimento do Colégio FERA, desde a portaria até a direção, pois há sempre uma preocupação, um zelo, com os visitantes. Edileny Medeiros disse que essa é uma das bandeiras que são sempre tratadas com seus colaboradores e equipe de funcionários, num total de mais de 130 servidores. O colégio suporta hoje um total de mil alunos e é referência em aprovação na cidade de Patos e em todo o sertão do estado. Edileny Medeiros destacou que a sua equipe é extremamente preparada, pois trabalha com amor, propósito e a metodologia do FERA abrange todas as diretrizes estudantis que os alunos queiram buscar, seja ENEM, concurso ou outros. Ressaltou também a conquista do jovem Matheus Siqueira, da cidade de São José do Egito, que passou à 3ª etapa da olimpíada de física brasileira e foi convidado a visitar a USP e conhecer as instalações da universidade.
Sobre a volta do cursinho FERA deste ano, a diretora afirmou que o ensino está a todo vapor. O cursinho funciona agora no prédio da escola mesmo, pois antes era no Centro, mas por uma questão de logística dos professores e horários também na escola houve essa transferência. Destacou a conquista de vários alunos do pré-vestibular, entre eles, a aluna Maria Augusta, da cidade de Santa Terezinha, que fez o cursinho pelo primeiro ano e foi aprovada para medicina na UFRN e na UFPB, mas optou pela Federal da Paraíba, onde ficou em 8º lugar para o curso.
A diretora lembrou também da realização de um importante evento da escola, conhecido como Dia do Bicho, no dia 15 de abril, no qual todos os alunos levam seus animais de estimação para a escola, que disponibiliza toda uma estrutura para a recepção e cuidados com esses animais. O evento é bastante especial na escola e foi idealizado por uma aluna do 6º anos, no ano de 2022, acatado por ela, e que se transformou em um sucesso na escola.
Outro projeto importante destacado por Edileny Medeiros foi o evento “Lá vem Leitura”, já celebrado pelo 8º ano, em homenagem ao escritor Monteiro Lobato. O projeto tem início em abril e vai até setembro e busca incentivar os alunos a manterem a prática da leitura. Além desses, há também o “Dieta da Alimentação Saudável”, que conta com profissionais da nutrição e toda uma programação, a fim de conscientizar os alunos acerca da boa alimentação, e dos alimentos considerados saudáveis.
Edileny Medeiros fez questão de enaltecer também os aulões realizados na escola. Inclusive, um deles já ocorreu nesse anos de 2023. Além disso, o colégio conta também com aulas de campo. No sábado, a escola estará com os sextos anos na cidade de Cabaceiras, a Hollywood Nordestina, para que eles possam admirar as riquezas naturais e históricas da cidade. Cabaceiras é também a cidade onde foi gravada a minissérie “Onde Nascem os Fortes”, bastante celebrada na Rede Globo, como também foi gravada grande parte do filme “O Auto da Compadecida”.
Edileny Medeiros parabenizou o programa e o jornalista Jordan Bezerra e, por fim, deixou uma mensagem para todas as mulheres, que, para ela, todas têm uma grande missão, basta buscá-la. Declarou que a união entre as mulheres é muito importante, não essa competição com o homem, mas sim a conquista do seu espaço de direito, e o seu respeito. Ressaltou que o espaço que o homem tem, a mulher também deve ter. De acordo com a professora, ao longo do tempo, a mulher teve que provar que era capaz de não ser submissa é que pode ocupar o espaço que quiser. No machismo, a mulher é vista apenas como uma questão doméstica ou estética, sem muitas oportunidades intelectuais. Por isso, a diretora do colégio FERA destacou que a mulher deve lutar e se libertar desses preceitos, buscando melhorias na luta contra a violência, seja ela física, psicológica ou qualquer outra. Edileny Medeiros parabenizou todas as mulheres, de modo especial a sua mãe, em saudosa memória, e a sua sogra Dona Madalena, que teve um papel fundamental na sua vida.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário