Há 100 anos atrás, o mundo era, de fato, um lugar bastante diferente do que é atualmente. Foi nesse cenário que nasceu Anarlete Gondim Vasconcelos na cidade de Areia, Paraíba. Aos 100 anos Anarlete esbanja saúde e vigor, segundo ela, gosta de ler, bordar, conversar e estar com a sua família.
Anarlete se formou como professora com apenas 18 anos, em 1940, no Colégio Santa Rita, ainda no município de Areia. Para seguir seus estudos, mudou-se para a capital João Pessoa, onde realizou um curso de formação de professores de educação física.
Anos depois, após o seu casamento com José Pereira de Vasconcelos, e já mãe, Anarlete mudou-se em definitivo para a capital do estado, há 60 anos, onde reside até os dias atuais. Por muito tempo, trabalhou na Secretaria do Lyceu Paraibano, colégio bastante renomado na região. Atualmente, Anarlete mora com uma de suas filhas, Maria Edelcides, no bairro do Cabo Branco. Apesar da idade ela se declara uma pessoa bastante ativa e saudável: “Sou lúcida, a receita é não ficar desocupada”.
Para comemorar essa data especial, Anarlete Gondim decidiu então narrar a sua história. Ditou o livro e a filha digitou, um texto fiel ao que foi narrado. O título da obra será: “Chegar bem aos 100: vivendo e aprendendo com uma centenária”, com lançamento previsto para o mês de março. O livro, o qual ela garante retratar muitas situações marcantes, inicialmente será restrito aos familiares.
Por fim, Anarlete declara sua alegria em viver uma idade tão generosa: “Já houve muitos percalços na minha vida. Mas estou aqui, tendo gosto de viver como centenária”.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário