Pouco menos de 20 condutores de ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Patos e do distrito de Santa Gertrudes, participaram na manhã desta quinta-feira, 17, de uma manifestação nas principais ruas do centro de Patos
A concentração aconteceu às 9h da manhã, na Praça Edivaldo Mota, e culminou com uma caminhada com destino a Prefeitura de Patos, onde ocorreram alguns pronunciamentos, cobrando da gestão municipal o pagamento de um piso salarial para a categoria, e o reconhecimento de direitos para os condutores.
Durante todo o percurso, houve uma panfletagem com motoristas, motociclistas e a população em geral, buscando a conscientização sobre a importância do SAMU e das reivindicações que estavam sendo apresentadas.
As reivindicações apresentadas, foram: a reposição das perdas salariais e o retorno do pagamento conforme lei do adicional noturno; a criação de um piso para a categoria, e questões pontuais em decorrência dos gastos pelo exercício da profissão, que exige qualificação profissional constante e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de qualidade.
As reivindicações dos condutores socorristas tiveram início na última segunda-feira, 14, quando uma comissão de condutores de ambulância percorreu as emissoras de rádio da cidade, explicando os motivos da mobilização que contou com apoio do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP).
Os condutores de ambulância que já haviam se reunido com o secretário de Saúde do Município de Patos, Leônidas Dias, para expor os problemas enfrentados, agora tem reunião marcada com o prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) para a próxima terça-feira, dia 22, às 15h00. A luta é por um entendimento que reponha perdas salariais e discuta um piso da categoria que atualmente recebe um salário mínimo e outros direitos.
Blog do Jordan Bezerra
Com informações do Polêmica Patos
Deixe um comentário