O jovem Gilmar dos Santos Costa, de 29 anos, morreu afogado no açude Manoel Varelo, na tarde deste domingo (26/12), no centro de Matureia, na Região Metropolitana de Patos.
De acordo com informações, já era costumeiro que Gilmar dos Santos Costa tomar banho no açude. Na ocasião, populares que estavam nas imediações notaram que ele não havia retornado e acionaram uma guarnição da PM.
O Blog do Jordan Bezerra entrou em contato nesta segunda-feira (27) com o Major Galvão, comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Patos e região, que deu detalhes sobre esse caso.
“Nós fomos acionados ontem, por volta das três horas da tarde, para esse afogamento no município de Matureia. Chegamos ao local e verificamos que se tratava de um manancial dentro da cidade e foi relativamente fácil nós localizarmos a vítima, que tinha 29 anos, e nós a retiramos. Algumas imagens circulam na internet em relação à esse caso, mas as circunstâncias desse afogamento só serão avaliadas pela Polícia Civil. Nossa missão foi fazer a tentativa de resgate, infelizmente, ele já estava em óbito quando nós chegamos lá e retiramos o corpo.“
O comandante aproveitou para fazer um alerta à população dos riscos de afogamentos, sobretudo nessa época do ano.
“Nessa semana, nós recebemos chuvas, já agora em dezembro, nesse ano o período de inverno a gente espera que essas chuvas se mantenham, do mês de janeiro em diante, e nós aproveitamos para dar os alertas em relação a este tipo de situação. Sempre quando iniciam as chuvas, as chuvas são bençãos aqui para o sertão, mas há um risco também envolvido nisso, porque as pessoas passam a frequentar os açudes, rios e locais de banho e, infelizmente, é comum que aconteçam acidentes e afogamentos.”
Por fim, o major Galvão orientou os banhistas sobre alguns dos cuidados que devem ser adotadas.
“Então, a gente orienta que as pessoas só nadem naqueles locais conhecidos, evitem mergulhos onde não sabem a profundidade, tenham cuidado também, porque muitas vezes fica vegetação em baixo da água, cerca de arame que a pessoa mergulha e pode ficar presa e não conseguir voltar à superfície para respirar. Também a gente observa que boa parte dos afogamentos tem envolvimento com bebida alcoólica, então as pessoas começam ali a brincar, a beber, fazer algum churrasco, alguma coisa, e resolvem ir para a água, e em razão do álcool as pessoas não têm a noção do que estão fazendo, muitas vezes ficam debilitadas também fisicamente, e terminam se afogando. Então, a gente deixa mais uma vez esse alerta, que se forem fazer o uso da água de modo recreativo, que façam com consciência, cuidado. Que os pais observem as crianças para evitar que elas vão fazer essas atividades sozinhas e, principalmente, que não façam uso de bebidas alcoólicas em atividades dessa natureza.”
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário