O Campeonato Carioca, que está paralisado desde o dia 16 de março, por conta da pandemia do novo coronavírus, ainda não tem data de retorno, mas definiu as regras para tal. Neste sábado, em reunião virtual do Conselho Arbitral da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), o protocolo Jogo Seguro foi aprovado pelos clubes da Série A.
O plano agora é que este protocolo seja enviado na segunda-feira para aprovação do Governo do Estado para que então seja marcado, já na próxima semana, um novo arbitral para decidir a data do retorno da competição.
Flamengo, Vasco e os clubes de menor investimento se posicionaram ao lado da Ferj para que os jogos sejam retomados. Botafogo e Fluminense, por sua vez, reforçaram a posição contra a volta do campeonato enquanto a pandemia não estiver em uma situação considerada sob controle. Para os dois clubes, é preciso que o estado do Rio esteja com taxas semelhantes a dos países europeus quando estes voltaram com as atividades para haver a volta.
Consultada, a Ferj informou que a data para o Carioca voltar será decidida por maioria dos votos, sem necessidade de unanimidade. A entidade se baseia em um artigo do Regulamento Geral de Competições (RGC) que diz que “casos omissos ou conflitantes, a eles relacionados, caberão exclusivamente à Federação”. Flamengo e Vasco concordam com esta interpretação.
O Fluminense e o Botafogo, por sua vez, tomam como base o Estatuto da própria Ferj, que diz que o regulamento das competições “só poderá ser alterado pelo Conselho Arbitral por decisão unânime de seus integrantes”. No entendimento dos dois clubes, o caso não se configuraria como “omisso” por ser coberto pelo estatuto e argumentam que este está acima do RGC. Para a Ferj, não se trata de alteração de regulamento.
Após as medidas referendadas pelas autoridades governamentais e sanitárias, a intenção da Ferj é que o Carioca seja retomado. Sem público e preferencialmente em três estádios: Maracanã, Nilton Santos e São Januário.
Globoesporte.com
Deixe um comentário