A cidade de Patos-PB tem registrado pancadas de chuva há alguns dias. Nesta sexta-feira, dia 4 de janeiro, uma grande chuva, acompanhada de fortes ventos, deixou estragos por toda a cidade. Pelos menos cinco árvores de grande porte caíram; muros, placas, outdoors, tapumes de obras como a do Teatro Municipal e do novo Shopping da cidade vieram a baixo; a antena de rádio da Polícia Militar também não escapou e tombou com o vento. Nenhuma ocorrência de pessoas feridas foi registrada.
De acordo com as informações repassadas pela Defesa Civil de Patos, os pluviômetros do município registraram 33mm no equipamento instalado na UPA do Bivar Olinto e 31mm no que fica localizado no Centro Administrativo, no Bairro Belo Horizonte.
A reportagem do Blog do Jordan Bezerra conversou com o especialista Dr. Mário Leitão, que é meteorologista. Ele afirmou que poderia chover ainda neste sábado em Patos e que já havia previsto e divulgado as chuvas do dia 3 e 4.
“Há uma possibilidade de que chova em Patos ou na região circunvizinha neste sábado (04). Há também a possibilidade de chover na quarta, dia 9. Uma possibilidade maior de chuvas em toda a região é a partir do dia 14 e 20 do mês de janeiro, contando com uma sequência de vários dias de chuva. Isso já vinha sendo divulgado por mim há alguns dias”, falou Dr. Mário Leitão.
Ele ainda disse que há possibilidade de que caiam chuvas acima da média na região de Patos.
“De modo geral, os índices de precipitações na região de Patos são de grandes possibilidades, com chuvas na média ou acima da média”, continuou o especialista.
Embora a previsão do Climatempo tenha informado que não deveria chover neste sábado (5), a cidade já registra raios, trovões e serena em alguns bairros. A previsão é de mais chuvas para a região metropolitana de Patos.
Veja os índices de algumas cidades
Marconi Palmeira Filho trouxe os dados pluviométricos das últimas chuvas ocorridas nos municípios da região de Patos entre os dias 04 e 05 de janeiro.
Palmeirão (oficial) (vizinho a vila dos lagos-Patos) 18,6 mm
Patos (oficial) pluviômetro da Embrapa: 39,0 mm
Santa Teresinha (oficial) 2,3 mm
Junco (oficial) 0,3 mm
Catingueira (oficial) 10,5 mm
Areia de Baraúnas (oficial) 5,9mm
Malta (oficial) 3,0 mm
Passagem (oficial) 7,5 mm
Dados oficiais da AESA
Com informações de Marcone Palmeira
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário