segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Política CCJR da ALPB aprova Projeto de Lei que reconhece portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência
Política

CCJR da ALPB aprova Projeto de Lei que reconhece portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência

 

Durante a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), realizada nesta terça-feira (12), os membros consideraram constitucional o PL 1701/2024. A matéria, de autoria do deputado estadual Wilson Filho (Republicanos), reconhece os portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência na Paraíba.

 

O texto seguirá para análise do Plenário, mas antes, o autor do PL informou que pretende realizar uma audiência pública na casa para falar sobre o tema. Lembrando que, em 2022, o parlamentar apresentou e aprovou na Casa um projeto dessa natureza, mas foi vetado pelo Poder Executivo. 

 
“Recebi um número imenso de portadores da fibromialgia no ano passado, pedindo que a gente levantasse novamente esta bandeira na Casa. Apresentei um projeto que chegou a ser aprovado no Plenário. Após a aprovação, a Funad expôs uma divergência ao Governo do Estado em relação ao texto. O nosso objetivo é fazer com que essas pessoas tenham os seus direitos garantidos e a sua situação observada pelo poder público estadual e municipal. Respeitei o veto do Governo, esperei o final do ano e apresentei um novo projeto, mais adequado à legislação que hoje foi aprovado pela CCJ. Mas antes de chegar ao Plenário, quero apresentar a sugestão de uma audiência pública com as partes envolvidas para debater esse tema. Convidar a Funad, as associações que representam essas pessoas, para que a gente tente chegar a um denominador comum e consiga melhorar a qualidade de vida dessas pessoas que, infelizmente, sofrem muito”, explicou Wilson Filho. 

 

 Outros estados já reconhecem portadores da doença com os mesmos direitos de pessoas com deficiência, a exemplo do Acre, Amapá, Alagoas, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia, Sergipe e o vizinho Estado, Rio Grande do Norte. No mês de janeiro, a Lei Municipal 14.761 reconheceu essas pessoas como PCD no âmbito de João Pessoa.  O deputado Wilson Filho, autor da propositura e que há mais de um ano abraçou a causa, irá protocolar ainda essa semana o requerimento para realização de audiência pública para debater o tema em Plenário e, em breve, a data da audiência será divulgada. 

 

 Sobre a fibromialgia

 

A fibromialgia é uma doença crônica multifatorial relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central, que causa dores intensas em todo o corpo e grandes transtornos aos portadores. Ainda não há cura para a doença, sendo o tratamento parte fundamental.

 

Embora não seja fatal, implica severas restrições à existência digna dos pacientes, que possuem uma queda significativa na qualidade de vida, impactando negativamente nos aspectos social, profissional e afetivo.

 

 

Assessoria

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lideranças de oposição celebram Carnaval de Santa Luzia, no Bloco do Foguete

  Nesta terça-feira (4), o deputado estadual George Morais marcou presença no...

Ex-prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, publica indireta em suas redes sociais; veja

  O cenário político em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, parece...

Zezão da Boiadeira afirma que não será mais candidato em Oatos; veja

  Figura conhecida no cenário político de Patos, Zezão da Boiadeira declarou...

Hugo Motta divide palanque com Lula e Tarcísio em São Paulo e critica polarização: \”O povo cansou de conflitos\”

  O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), agora presidente da Câmara dos...