O Bate Papo com Jordan Bezerra desta sexta-feira, dia 6 de dezembro, foi com o médico cardiologista Dr. Lucas Xavier. Inicialmente, ele falou de sua origem, mineiro, de Uberlândia, que concluiu a faculdade de medicina em Santarém, no Pará, onde atuou por um certo período e, em seguida, chegou a Patos. Realizou sua especialidade em João Pessoa e trabalhou também no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires e também na Secretaria de Saúde de João Pessoa, onde desempenhou um trabalho de destaque.
Lucas Xavier é também coordenador do setor de hemodinâmica em Patos. Durante a entrevista, o médico divulgou, em primeira mão, que a hemodinâmica completou um total de 3 mil atendimentos, realizando procedimentos cardíacos, salvando diversas vidas. Lucas comemorou esse número e afirmou que o governador foi muito feliz em descentralizar o setor da saúde, implementando a hemodinâmica em Patos, que atualmente assiste mais de 80 municípios. Agradeceu ao Diretor do Hospital Regional, Francisco Guedes, e afirmou que é com muita satisfação que vê o crescimento na saúde, sendo Patos uma grande referência no SUS a nível de Nordeste.
Ele falou do crescimento relacionado ao número de leitos de UTI e enfermaria na hemodinâmica, que conta com mais de 20 leitos atualmente. Falou ainda da satisfação em fazer parte do programa Coração Paraibano, e afirmou que o governador João Azevêdo foi muito feliz na implementação desse projeto no estado, que tem salvado diversas vidas, chegando a se tornar referência para outros estados.
Dr. Lucas Xavier mencionou os principais fatores que prejudicam o desempenho do coração, a exemplo do tabagismo, provocando AVC e infarto, além do avanço nos últimos anos do uso de cigarros eletrônicos, o qual inúmeros estudos já comprovaram o seu poder nocivo à saúde como um todo, sobretudo dos jovens que consomem o produto de forma desenfreada. O conselho dado pelo médico é deixar de lado essa prática que prejudica principalmente pulmões e coração.
O médico mencionou sintomas que servem de alerta para indicar um possível infarto, a exemplo da forte dor no peito, que pode irradiar para o braço, além do cansaço e falta de ar, comum em pacientes diabéticos que apresentam problemas cardíacos. Segundo ele, o diagnóstico se dá a partir do famoso exame de esteira, que fornece uma alta precisão para diagnóstico precoce de problemas cardiovasculares.
O médico explicou os motivos mais comuns para quadros de aceleramento cardíaco, citando a arritmia ou fator psicológico. Ele falou ainda do risco ainda mais elevado para indivíduos obesos e também alcoólatras. Sobre a afirmativa de que o vinho seria benéfico para o coração, Lucas Xavier ressaltou que já foi comprovado que há na bebida substâncias benéficas, porém deve-se manter o equilíbrio, sem exagero. Falando sobre seus projetos futuros, ele declarou que pretende focar na cardiologia para atletas em 2025, na área de cardiologia esportiva.
Dr. Lucas Xavier mencionou a importância do Hospital de Trauma do Sertão, que está sendo construído em Patos. Segundo o médico, um hospital de trauma de alta complexidade será bastante oportuno para a região e alegou que Patos será referência para o Nordeste como um todo. O Hospital contará com mais de 230 leitos.
Durante a entrevista, um internauta interagiu questionando qual havia sido o caso mais complicado para o Dr. Lucas, e ele respondeu que foi o procedimento junto a um senhor de 50 anos, que sofreu 18 paradas cardíacas, porém junto a sua equipe conseguiu salvá-lo.
Dr. Lucas Xavier trabalha na Clínica Longevo, na Rua Bossuet Wanderley, e também na Clínica Ultra Clin. Finalizou agradecendo ao Blog do Jordan Bezerra pelo trabalho, deixando a população bem informada diante de diversas notícias. Agradeceu também sua equipe por toda a dedicação e trabalho envolvido.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário