O Blog do Jordan Bezerra conversou com o cardiologista Basílio Serrano Filho, conhecido em Patos e também em Campina Grande, para falar sobre as sequelas da Covid-19 em relação às doenças do Coração.
Para Dr. Basílio, a Covid-19 afetou a mente das pessoas e despertou problemas que podem contribuir para sintomas de doenças no coração, o que traz a necessidade de maiores cuidados com a saúde vascular.
“Para as doenças do coração, a Covid-19 traz um processo inflamatório. Na realidade ela é conhecida como uma tempestade inflamatória, ela causa um processo inflamatório pulmonar, cardíaco, cerebral, renal e vascular. Dessa forma, o que pode ter não é raro, de vez em quando chega um paciente com muito arritmia cardíaca e o coração dilatado, miocardite viral, causada pelo Coronavírus. Recebemos também muitos pacientes com altos níveis de ansiedade, lapso de memória, pânico, depressão, entre outros sintomas. A Covid-19 traz ainda problemas renais, alterações na função renal, problemas que podem causar trombose e problemas hepáticos também”, analisou o especialista.
Ainda segundo Dr. Basílio, a população está despertando cada vez mais para a importância de manter hábitos saudáveis e evitar futuros problemas cardiovasculares.
“A média de morte por problemas cardíacos no Brasil é em torno de 450 mil pessoas por ano. Com a Covid-19, muitas pessoas abandonaram aqueles hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, atividades físicas, foram acometidas de doenças da mente, e houve u aumento muito grande das doenças cardíacas. Mas a cada dia mais as pessoas estão cientes de que devem se cuidar, mudar seus hábitos e fazer check-up cardiológicos anualmente”, finalizou o médico.
Ele aproveitou para alertar a população para os cuidados antecipados e seus resultados positivos para a prevenção de doenças cardíacas. Ouça abaixo o comentário na íntegra do médico Dr. Basílio.
Blog do Jordan Bezerra | Saúde
Deixe um comentário