A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santa Terezinha ocorreu de forma ordinária nesta sexta-feira, dia 29 de setembro de 2023. Os nove vereadores estiveram presentes. A sessão foi marcada por discussões, apresentação de requerimentos e bate-boca entre os vereadores.
Quem primeiro usou a tribuna foi a vereadora Lidianny Medeiros, do PSDB, que apresentou votos de pesar aos familiares de Tereca, Seu Lauro e também Godofredo. Ela cobrou que a Secretaria de Saúde disponibilizasse um ginecologista pelo menos uma vez por mês, pois muitas mulheres necessitam e muitas delas estão há nove meses esperando uma consulta. Lamentou o fato de que o prefeito não atende ou responde aos requerimentos apresentados pelos vereadores de oposição. Cobrou a parceria com a Câmara Municipal que o gestor tanto prometeu, com reuniões frequentes. A vereadora afirmou que o prefeito vive apenas viajando, de férias. Alegou que continua faltando remédios na Farmácia Básica do município. Denunciou o caso de que um carro da Secretaria de Transportes havia sido negado a uma criança de 2 anos que estava com 40 graus de febre. Alegou que foi afirmado que os carros da Secretaria só iriam se fosse para atender pessoas do lado do prefeito, adversários não iriam. A vereadora afirmou que isso é lamentável. Finalizou convocando toda a população a se fazer presente e votar nas eleições para o Conselho Tutelar que ocorrerão no próximo dia 1 de outubro.
Em seguida, quem usou a tribuna foi o vereador Cadmo Oliveira (Republicanos), que se associou aos votos de pesar apresentados. Parabenizou a prefeitura pela campanha do setembro amarelo e disse que fizeram um belo trabalho. Destacou o trabalho do psicólogo Caio Félix. Félix fez um convite a todos os vereadores a participarem da Festa de Santa Terezinha, pois muitos ainda não foram. Falou da importância do Conselho Tutelar, que realizará suas eleições no dia 1 de outubro, e é importante que todos compareçam para votar, apresentando um documento com foto, para escolher o melhor entre os oito concorrentes.
Já o vereador Damião de Seli, do PSDB, associou-se aos votos de pesar apresentados e lembrou que no último dia 19, junto ao vereador Francisco Bezerra, entregou em mãos um requerimento aprovado pela câmara solicitando a questão da patrulha rural no município de Santa Terezinha. Ele disse que, devido a alguns assaltos e roubos que estão acontecendo na zona rural da cidade, essa medida foi necessária. Pediu que a população prestasse boletim de ocorrência quando ocorresse um crime, pois isso serviria de dados para que a polícia pudesse agir. Destacou que a brilhosa Polícia Militar faz um grande trabalho, mas que há a necessidade do aumento da contingência da patrulha rural, e por isso entregou esse requerimento ao secretário executivo de segurança, o coronel Lamarck Donato. Damião afirmou que irá firmar uma parceria com os agentes de saúde do município para fazer um abaixo-assinado na zona rural e também conscientizar o povo a denunciar e prestar boletim de ocorrência diante de roubos e assaltos na zona rural. Falou que Patos recebeu, na última quinta-feira, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, o desembargador João Benedito, que recebeu o título de cidadão patruense, interiorizando a justiça e se aproximando cada vez mais do povo. Abordou as eleições do dia primeiro para o conselho tutelar. Parabenizou também a cantora campeã do “A Mais Bela Voz”, Nicole Ferreira, que irá participar em outubro do programa Raul Gil no SBT. Pediu que todos os vereadores e empresários do município ajudassem a jovem cantora na busca de seus sonhos e finalizou convidando a todos a participarem da festa da padroeira de Santa Terezinha, que está ocorrendo até o dia primeiro de outubro.
Osvaldo Oliveira do PSDB se acostou aos votos de pesar apresentados e cobrou veementemente a realização das obras das estradas do município nas regiões que ainda não foram contempladas, como Pitombeiras e Itapera. O vereador afirmou que ficou sabendo que o prefeito não fará mais as estradas, e as máquinas inclusive já estão na garagem há mais de 15 dias. Denunciou que o sucateamento dos ônibus e dos carros da prefeitura continua e disse que isso é uma vergonha. Lamentou que está faltando dipirona na Farmácia Básica do município, e isso não pode ocorrer. A secretária de educação chegou intimando e afrontando, de certa forma, os motoristas, dizendo que quem não estivesse com seus documentos e carteira em dia é fácil de perder o emprego. O vereador afirmou que basta lembrar a secretária de educação que ela tome providências em relação aos ônibus para saber se todos estão legalizados antes de cobrar dos motoristas. Disse que os motoristas não ficaram satisfeitos com a atitude da secretária. Osvaldo denunciou que inclusive um dos ônibus está com a porta emperrando, o que poderia prejudicar ou ferir alguém. O vereador afirmou que no Lajedo está ocorrendo uma polêmica quanto à distribuição de água, pois está faltando carro-pipa para atender a população. Criticou também a falta d’água em toda a cidade, denunciando a Cagepa. Por fim, o vereador falou sobre a questão do mata-burro na propriedade de Dão de Garajú, ao lado da propriedade do prefeito Arimateia, que está caindo aos pedaços, e outros mata-burros que foram feitos e já estão se deteriorando.
O vereador Antônio de Nelson (Republicanos) se associou aos votos de pesar apresentados. Agradeceu aos colegas pela aprovação do voto de aplauso ao sargento Araújo, que tem feito um grande trabalho no município de Santa Terezinha. Afirmou que vem ocorrendo um problema no Lajedo, visto que o poço que ele havia conseguido para a localidade foi furado em outro setor, onde o proprietário vai apenas uma vez por semana, e quando sai tranca o cadeado para não liberar água para a região, o que é lamentável. Convidou todos os presentes a participarem da festa da padroeira de Santa Terezinha e finalizou convocando todos os eleitores a votarem nas eleições para o Conselho Tutelar.
O presidente da Câmara, Francisco Bezerra, se associou aos votos de pesar e falou da importância de seu encontro com o vereador Damião e o secretário executivo de segurança pública, coronel Lamarck Donato, para melhorar a segurança na zona rural do município. Destacou a importância de que a população registre o boletim de ocorrência para que a polícia tenha dados para investigar furtos e assaltos na zona rural. O vereador afirmou que participou da abertura da festa de Santa Terezinha, que foi muito bonita, e convidou os demais parlamentares a participarem da festa que se estende até o dia primeiro de outubro. Falou da importância das eleições para o Conselho Tutelar, mencionando sua experiência como membro do primeiro Conselho Tutelar, juntamente com o vereador Damião, e como a população ainda lembra do serviço prestado por ambos naquele período. Destacou o processo eleitoral em Santa Terezinha, sem gerência política envolvida, algo muito positivo. Ressaltou a justiça à família de Zé Pedra, que foi vice-prefeito do município de 78 a 82, e que será homenageada com mérito pelos serviços prestados. O vereador alegou que todos os funcionários têm direito a férias e que o prefeito, mesmo de longe, continua trabalhando em prol do município. Salientou que a oposição não tem fundamento, pois todos os órgãos continuam trabalhando normalmente e a folha de pagamento do município está em dia, apesar da crise enfrentada com a queda do FPM. Mencionou que o município está prestes a receber um carro-pipa novo e uma retroescavadeira, além de tratores, conquistas que a oposição muitas vezes omite, espalhando fake news. Alegou que é lamentável a falta de água por vários dias no município por parte da Cagepa e espera que isso não se repita.
O Vereador Zé do Egito, do PSDB, saudou a todos e se associou aos votos de pesar apresentados. Parabenizou o senhor Levi, eleito presidente da associação da comunidade Aroeiras, e cobrou com veemência e repúdio a atitude da Cagepa diante da falta de água. Segundo ele, foram oito dias sem água na cidade, o que é lamentável, pois a Cagepa deveria ser mais ágil. Afirmou que não é culpa dos funcionários, mas sim da empresa em si, que deve melhorar nesse sentido.
Sobre as denúncias da vereadora Lidianny, com base na secretaria de transportes, ele alegou que é necessário saber o nome de quem denunciou e quem atendeu o telefone da secretaria, e não apenas afirmar que houve a denúncia sem citar nomes, pois fica muito vago. Parabenizou Paulinho, ex-secretário de transportes, por receber a homenagem do título de cidadão do município de Santa Terezinha, uma propositura do presidente Francisco Bezerra. Lamentou o posicionamento e alegação dos vereadores de oposição em relação ao fato do prefeito estar de férias, pois todo funcionário tem direito a férias, e o prefeito está viajando sem qualquer custeio da prefeitura. Destacou que Arimateia continua trabalhando incessantemente, mesmo com a crise que afeta todos os municípios da Paraíba devido à queda do FPM, e mesmo assim o gestor não demitiu ninguém. Zé do Egito alegou que o gestor havia dito que não conseguiria dormir sabendo que demitiu alguém com muito esforço, mas a oposição não vê isso.
Da oposição, Edcarlos Soares, PSDB, se associou aos votos de pesar apresentados e apresentou um voto de repúdio em relação à Cagepa, visto que o município passou oito dias sem água. Afirmou que essa foi uma grande falha da empresa e espera que isso não se repita, pois, caso seja necessário, acionará até mesmo o Ministério Público. O vereador disse que recebeu um documento do Tribunal de Contas do Estado com um parecer sobre vários gastos e inconformidades da prefeitura, totalizando 9 inconformidades sobre os gastos juninos. Edcarlos afirmou que 202 municípios estão nesse relatório e que o prefeito deveria ter mais controle, pois gastou muito e agora enfrenta uma crise financeira no município, onde faltam remédios e transportes. Alegou que não é contra a festa, mas sim contra os gastos exorbitantes do prefeito. Criticou o líder do prefeito, Salomão Cordeiro, por afirmar que o prefeito é muito correto, quando no relatório há nove inconformidades, uma delas envolvendo o INSS. Edcarlos Soares alegou que, de janeiro a junho deste ano, o prefeito deixou de recolher o INSS, o que contradiz o discurso do parlamentar Salomão. O vereador afirmou que o prefeito está viajando e passará mais de 10 dias fora, devendo, portanto, entregar a prefeitura à vice-prefeita, mas o gestor não é capaz. Edcarlos classificou Arimateia como um prefeito “fujão” e destacou que as obras inacabadas do município continuam sem finalização, mencionando o quadro de esporte e o portal de entrada da cidade. Ele disse que tem cobrado insistentemente a retomada das obras de calçamento, mas não recebe retorno. Questionou sobre a obra de reforma do campo de futebol, que tinha promessas de recursos de Hugo Motta, e onde estaria o dinheiro do leilão que deveria ter sido usado para comprar carros. Afirmou que a situação do município é lamentável, e o prefeito está curtindo férias.
Por último, o líder do prefeito, Salomão Cordeiro, do Republicados, usou a tribuna para se associar aos votos de pesar apresentados. Ele respondeu a algumas críticas feitas por seus colegas da oposição. Disse que em relação à Farmácia Básica, o Vereador Osvaldo precisa ser mais prudente em suas denúncias, pois afirmou que estava faltando dipirona, mas Salomão havia levado a relação de remédios da farmácia, que havia sido abastecida desde a quinta-feira, provando que não estava faltando remédios. Considerou essas críticas vazias e que o vereador estava faltando com a verdade, mentindo sobre a viagem do prefeito. Alegou que todos os servidores, incluindo vereadores, desembargadores e juízes, têm direito a férias e questionou o motivo pelo qual o prefeito não poderia ter 10 dias de férias, mesmo resolvendo os problemas do município à distância. Ele disse que esse tipo de crítica ao gestor é lamentável. Sobre a questão de a vice assumir a prefeitura, ele afirmou que só é necessário a partir de 15 dias, conforme a legislação, e como o prefeito estará ausente por 11 dias, não é necessário. Salomão declarou que o prefeito tem trabalhado no município, e por isso, não viu a necessidade. Sobre a questão das festas do município, alegou que Edcarlos é contra as festas, e os comerciantes que lucraram fizeram a economia do município se movimentar. Ele destacou que o colega vereador tem a mesma ladainha e é contra as festas. Durante seu discurso, o vereador Salomão teve sua fala interrompida pelo vereador Osvaldo, que pediu respeito, alegando que não estava mentindo. Isso desencadeou um bate-boca entre os parlamentares, e o vereador Edcarlos também se envolveu na discussão. Os vereadores ficaram exaltados, chegando a bater nas bancadas. O presidente Francisco Bezerra pediu respeito à Câmara e disciplina aos seus colegas, mas o pedido não surtiu efeito, e a discussão continuou. Não houve consenso, e por isso, o presidente Francisco Bezerra cancelou a Sessão Ordinária.
Blog do Jordan Bezerra
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?height=314&href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fportalcatingueira%2Fvideos%2F849347313505385%2F&show_text=false&width=560&t=0″ width=”560″ height=”314″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowfullscreen=”true” allow=”autoplay; clipboard-write; encrypted-media; picture-in-picture; web-share” allowFullScreen=”true”></iframe>
Deixe um comentário