segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Política Câmara Municipal de Cacimba de Areia mostra independência e elege novo presidente, Afonso Filho, derrotando candidato do prefeito
Política

Câmara Municipal de Cacimba de Areia mostra independência e elege novo presidente, Afonso Filho, derrotando candidato do prefeito

Na manhã dessa segunda-feira, 17 de dezembro, às 8h30, na sede da Câmara ocorreu a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cacimba de Areia-PB para o biênio 2019/ 2020. Concorreram duas chapas dos vereadores, Damião Pereira de Farias, buscando sua reeleição e apoiado pelo prefeito, Rogério Campos (MDB), Antônio Paulino (Vice-presidente) 1º secretário Denis de Oliveira e 2º secretário José Umbelino. Já a chapa 2, representada por Afonso Almeida Barbosa Filho (PV), (Presidente) Aureliano Montenegro (PR) (Vice-presidente) 1º secretário, Fabíola  Alves Ferreira (PC do B) e 2º secretário, Geomar Xavier Soares(MDB).

Depois de seguir todos os trâmites do Regimento Interno da Casa Justiniano Ferreira dos Santos, iniciou-se a votação nominal, e o resultado foi o seguinte; a chapa 2 foi eleita com 5 votos, liderada por Afonso Almeida (Afonsinho) presidente e Aureliano Montenegro (Lelo) vice presidente. Já a chapa 1 não obteve voto, pois embora não tenha registrado, nenhum dos  vereadores que emcabeçaram a chapa 1 compareceu ao plenário. 

 
A dependência da Câmara ficou cheia de pessoas que foram assistir à eleição da Mesa Diretora. 

Antes da eleição, os vereadores usaram a tribuna para destacar a independência da Casa do Povo. A maioria dos parlamentares usaram  expressões como: independência, autonomia, honra, coragem e, por fim, disseram  que esse dia 17 de dezembro será um marco na história política de Cacimba de Areia. O vereador Lelo, que foi o mais votado no pleito de 2016, e foi um dos articuladores da eleição da Mesa, comemorou o resulto e, disse: “Cacimba de Areia não tem dono, a não ser o povo”. 

O Blog do Jordan Bezerra esteve na cidade cobrindo a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Cacimba de Areia. Na oportunidade, a reportagem conversou como o presidente eleito, Afonso Almeida, mais conhecido por Afonsinho. Para Afonsinho o dia de hoje foi histórico para o município, pois ninguém é dono da cidade.  “O que ocorreu hoje no município foi algo histórico, pelo fato de eles pensarem que só poderia ser registrada uma chapa. No entanto, nós mostramos que temos papel democrático, assegurado pela Constituição Federal e que Cacimba de Areia não tem escritura passada em nome de ninguém, como lembrou o colega Geomar”, afirmou o novo presidente.

Em relação ao alinhamento político com Executivo, disse que a eleição da Câmara não significa um “rompimento”, mas sim uma autonomia de poderes. 

“O que houve foi rompimento de paradigma político que existe no munícipio. Infelizmente algo hierárquico, algo que tem por certo um voto de cabresto e uma lei de mordaça, que já expliquei aqui na Câmara, que isso já caiu faz muito tempo, e o que foi feito aqui foi bom para o município, assim eu espero. Para mostrar que os Poderes são harmônio, porém independentes; Executivo, Legislativo e Judiciário”, expressou Afonsinho.  

Por fim o presidente eleito, Afonsinho Almeida (PV), disse que espera que o novo biênio 2019/ 2010, seja feito  com honestidade, seriedade e principalmente com transparência para os munícipes de Cacimba de Areia. 

 

Blog do Jordan Bezerra

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lideranças de oposição celebram Carnaval de Santa Luzia, no Bloco do Foguete

  Nesta terça-feira (4), o deputado estadual George Morais marcou presença no...

Ex-prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, publica indireta em suas redes sociais; veja

  O cenário político em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, parece...

Zezão da Boiadeira afirma que não será mais candidato em Oatos; veja

  Figura conhecida no cenário político de Patos, Zezão da Boiadeira declarou...

Hugo Motta divide palanque com Lula e Tarcísio em São Paulo e critica polarização: \”O povo cansou de conflitos\”

  O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), agora presidente da Câmara dos...