segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Cagepa encerra racionamento de água em nove cidades do Brejo paraibano
Gerais

Cagepa encerra racionamento de água em nove cidades do Brejo paraibano

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), por meio da Gerência Regional do Brejo, anunciou o fim do racionamento de água em nove municípios a partir desta segunda-feira (07). Por meio de cálculos feitos dos volumes dos mananciais, os técnicos da companhia constataram que já é possível abastecer de forma ininterrupta os municípios de Belém, Caiçara, Logradouro, Pirpirituba, Sertãozinho, Duas Estradas, Serra da Raiz, Lagoa de Dentro e Serraria.


O gerente do Regional do Brejo, Edson Almeida, que coordenou a reunião na qual a decisão foi tomada, explicou que o racionamento nesses municípios foi iniciado em 2015 e, desde então, a distribuição de água estava obedecendo um calendário definido pela Cagepa, em razão de recarga insuficiente. Agora nos primeiros meses de 2018, os níveis dos mananciais melhoraram consideravelmente, o que permitiu encerrar o racionamento.


“Essa notícia do fim do racionamento nesses municípios é muito positiva para a Cagepa e principalmente para os moradores, que, ao longo de vários anos, vêm sofrendo com a estiagem prolongada e, consequentemente, com problemas de intermitência no abastecimento. Nós decidimos, em comum acordo com a diretoria da Companhia, abastecer de maneira ininterrupta esses oito municípios e esperamos continuar operando sem a necessidade de racionar”, declara.


Mesmo com o fim do racionamento, Edson alertou que a Cagepa estará monitorando o comportamento das barragens e conclamou aos usuários que mantenham consumindo água de forma racional e não desperdicem. “As previsões da meteorologia indicam que teremos mais chuvas nos próximos meses e estaremos monitorando o comportamento de nossos mananciais. O fim do racionamento não significa dizer que agora a população vai gastar água à vontade. É importante que cada um faça o uso consciente e racional da água, que procure não desperdiçar”, salientou o gerente.

 


Da Redação Paraíba Debate com SECOM PB

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...