Um levantamento do G1 junto as secretarias estaduais de saúde, apontam que o número de mortes no Brasil chega a 36.044 na manhã deste domingo, 07. O número de casos confrmados já é 676.494.
O balanço divulgado pelo Ministério da Saúde neste sábado (6) às 21h51, aponta para 35.930 mortes e 672.846 casos confirmados.
Em relação ao balanço do Ministério da Saúde, o levantamento das secretarias tem 3.648 casos a mais, com diferença entre secretarias e Ministério da Saúde em oito estados: Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia e Roraima.
Também há divergência de 114 mortes a mais, com diferença entre secretarias e ministério em cinco estados: Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí e Roraima.
O presidente Jair Bolsonaro falou em uma rede social neste sábado (6) a respeito da mudança e disse: “As rotinas e fluxos estão sendo adequados para garantir a melhor extração dos dados diários, o que implica em aguardar os relatórios estaduais e checagem de dados. Para evitar subnotificação e inconsistências, o Ministério da Saúde optou pela divulgação às 22h, o que permite passar por esse processo completo. A divulgação entre 17h e 19h, ainda havia risco subnotificação. Os fluxos estão sendo padronizados e adequados para a melhor precisão”, informou o presidente.
O número de mortos nos Estados Unidos, país mais afetado pela doença, se aproxima de 110 mil. O Brasil é o terceiro no planeta com mais óbitos e o segundo com mais casos confirmados.
Blog do Jordan Bezerra
Com informações, G1
Deixe um comentário