O 4º Batalhão do Bombeiro Militar (4º BBM), deslocou a equipe de combate a incêndio para a localidade conhecida por Serra Preta, zona rural de Mãe D’água, município da região metropolitana de Patos, para combater focos de incêndio na localidade.
De acordo com o Major Danilo Galvão, comandante do 4ªBBM, o fogo teve início no último domingo, 22, e foi contido após alguns dias de esforços das equipes, em área de mata fechada.
A movimentação para combater o incêndio na mata teve início assim que a corporação tomou conhecimento da ocorrência, porém, a região da serra não permite o acesso de veículos e caminhões dos bombeiros aos locais do fogo.
Os “soldados do fogo” caminham a pé carregando poucos equipamentos diante da necessidade de combater o fogo. A vegetação seca, o período de baixa umidade do ar, a mata fechada e a própria geografia da região não dão facilidade e os bombeiros combater o fogo com equipamentos individuais nas costas e com abafadores.
No final da tarde-noite desta sexta-feira, dia 27, os bombeiros conseguiram conter um dos focos. As atividades para vencer as chamas seguem por todo o final de semana e o Comandante Danilo Galvão disse que soldados que não estavam em seus plantões estão sendo convocados diante da necessidade.
Ainda não se sabe como teve o início o incêndio, mas o mesmo pode ter sido criminoso ou acidental, pois tem sido comum e irresponsável a prática de fogo em mata. Relatos do secretário de Agricultura de Mãe D’Água, Antônio Gomes, são de que o fogo começou às margens da PB 276 e se alastrou na mata. Restos de cigarros acesos jogados por motoristas e passageiros também podem ter dado início ao fogo.
O Major Danilo Galvão fez participação do Programa Polêmica, levado ao ar pela Nova Rádio Espinharas, e falou sobre as dificuldades do combate ao fogo.
Blog do Jordan Bezerra
Com informações, Patosonline.com
Deixe um comentário