A reportagem do Blog do Jordan Bezerra conversou com o doutor em filosofia, com formação em psicanálise, Francisco Almeida, nesta quarta (20), para tratar de uma das temáticas mais abordadas durante este período de Distanciamento Social: a convivência familiar e os novos desafios proporcionados pelo Coronavírus. Sobre este assunto, Dr. Francisco destacou a importância de se cuidar neste momento em que os problemas são mais fortes e os transtornos se revelam.
De acordo com Dr. Francisco, a pandemia tem deixado marcas nas pessoas e um rastro de destruição em vários campos da sociedade. Ele alertou para a necessidade de cuidar da mente e do corpo para evitar transtornos, além de destacar a relevância de obedecer às recomendações da Saúde.
“A pandemia tem atingido diversas áreas do âmbito social como a economia, a cultura, social e chegando na dimensão da convivência, que sempre foi um desafio para o ser humano. Isso presupõe uma disposição para lidar com o diferente, para negociar com os aspectos individuais de cada pessoa, e isso tem faltado na maioria. Quando isso acontece, as tensões tendem a crescer e se agravar. Eu diria que o momento é favorável à manifestação de diversos transtornos que, por vezes, estão latentes em nós, como a incerteza, o medo, a insegurança, entre outros. As nossas relações precisam ser saudáveis para evitar o agravamento das crises na convivência, começando por respeitar a subjetividade do próximo”, alertou.
O psicanalista lembrou que é preciso reconhecer as necessidades particulares de cada indivíduo para respeitar o momento e a intimidade das pessoas. Ele lembrou que é preciso consumir conteúdo que venha a agregar para o conhecimento e se desligar um pouco das redes sociais, o que considerou como ‘arena de combate’.
“É preciso ter bastante atenção com as relações e respeitar o espaço do outro. Uma orientação particular é descobrir atividades e exercícios próprios para lidar com a inquietação que nos invade; se você gosta de ler, é hora de ler mais; se você gosta de escrever, é hora de escrever mais. Se deligue do sensacionalismo; nunca se usou tanto as redes sociais como nesses últimos tempos. Precisamos tentar sair um pouco desses cenários de horror das redes sociais. Invistam em uma programação com atividades que possam dar mais maturidade, mais conhecimento. Ocupe-se em fazer coisas interessnates. As TV’s abertas hoje têm alguns programas péssimos, outros bons, mas cuidado com o que está assistindo”, disse o psicanalista.
De acordo com Dr. Francisco, este é um momento de afloramento dos transtornos de ansiedade. Segundo ele, isso torna o período ainda mais desafiador para aqueles que apresentam alguns aspectos relacionados à ansiedade, o que requer o cuidado dobrado. Por fim, ele desejou que todos sobrevivam fraternamente neste tempo difícil, mas afirmou que tudo irá passar e ficará bem.
Ouça o comentário completo do psicanalista Dr. Francisco Almeida abaixo:
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário