Com o intuito de marcar o mês de maio de combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil, foi instutuida em Patos a campanha Maio Laranja, de autoria da vereadora Nadir Rodrigues.
O movimento foi sancionado em 2015, e segundo Nadir, a elaboração do projeto teve apoio da pastora Joana Darc, do CMDCA, e idealizado pela assitente social Juliana Freitas, e desde que foi implementado na cidade, várias ações e atividades já foram desenvolvidas.
A autora da Lei destacou a importância da ação, especialmente no momento em que o país se encontra, onde tem aumentado os crimes dessa natureza em ambiente familiar:” Infelizmente, temos tido um aumento em relação a esse tipo de crime, já que as pessoas estão mais em casa e é justamente nesse ambiente, que alguns desses abusos acabam sendo cometidos. Dessa forma, é fundamental ficarmos mais vigilantes e ainda mais preocupados com esse tipo de situação”, orientou.
O Maio Laranja foi uma campanha pioneira no país e a ação ganhou visibilidade nacional, onde várias cidades e estados aderiram ao movimento, que já entrou inclsuive no calendário de ações do governo federal.
A parlamentar reforçou ainda a importância de denunciar os casos e lembrou que a denúncia é sigilosa e anônima: “Situações de abuso e exploração sexual de menores, em regra, ocorrem dentro do próprio lar. Então, este trabalho de mobilização, de compartilhar informações e conhecimentos, de viabilizar canais para denúncia é importantíssimo, pois só assim, é que conseguimos identificar o autor do abuso para que esses sejam punidos”, explicou.
As denúncias podem ser feitas pela central 123, na Paraíba ou pelo Disque 100, em todo território nacional.
Assessoria
Deixe um comentário