segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Aulas nas Instituições Federais de Ensino da Paraíba devem retornar nos próximos dias, após fim de greve nacional
Gerais

Aulas nas Instituições Federais de Ensino da Paraíba devem retornar nos próximos dias, após fim de greve nacional

 

Os sindicatos que representam os professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e os professores e técnicos-administrativos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) indicaram que a greve nas instituições está próxima do fim. A decisão segue orientação dos comandos nacionais de greve, embora a data exata do retorno às atividades dependa de assembleias locais.

Situação na UFPB

O Sindicato dos Professores da UFPB (Adufpb) anunciou que os docentes realizarão assembleias nos diferentes câmpus nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27) para oficializar o término da paralisação. Após a deliberação, será necessário um diálogo com a reitoria para discutir e estabelecer um novo calendário acadêmico.

Situação na UFCG

O Sindicato dos Professores da UFCG (Adufcg) já deliberou, no dia 20 de junho, a favor da saída unificada da greve e espera encerrar a paralisação nos próximos dias. Apesar de ainda não haver uma data confirmada para a assembleia, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) recomenda que isso aconteça até o dia 3 de julho.

Situação no IFPB

O Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (Sintefpb), que representa tanto professores quanto técnicos-administrativos, deliberou em plenária estadual no dia 19 de junho aceitar as propostas apresentadas pelo governo. O estado de greve será mantido até a assinatura do acordo com o Governo Federal, prevista para esta quarta-feira (26). Após a assinatura, o comando de greve local irá se reunir com a reitoria para discutir as particularidades de cada campus.

Duração da greve

A greve nacional durou mais de 60 dias, iniciando em datas diferentes nas instituições. Os professores e técnicos-administrativos do IFPB começaram a greve em 3 de abril, enquanto os professores da UFPB e da UFCG iniciaram a paralisação em 3 de junho e 6 de junho, respectivamente. Em contrapartida, os técnicos-administrativos das universidades federais, que entraram em greve em 11 de março, foram a única categoria a rejeitar a proposta de reajuste encaminhada pelo governo em 21 de junho.

 

Patos Online


Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...