segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Auditoria do TCE-PB constata improcedência nas denúncias do vereador Josmá Oliveira e reconhece trabalho dos agentes de desinfecção em Patos
Gerais

Auditoria do TCE-PB constata improcedência nas denúncias do vereador Josmá Oliveira e reconhece trabalho dos agentes de desinfecção em Patos

 

O secretário de Saúde de Patos, Leônidas Dias, esclarece que em razão de três denúncias do vereador Josmá Oliveira, o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba mandou representantes até a cidade de Patos para verificar as colocações do parlamentar.

 

Dentre os pontos observados pelo Tribunal de Contas está o pagamento das gratificações da covid, contratação dos agentes de desinfecção, e também a suposta existência de servidores fantasmas no PA Maria Marques.

 

Após visita in loco, a auditoria do TCE-PB emitiu relatório, inclusive destacando a importância e necessidade da contratação dos agentes de desinfecção. Portanto, neste ponto a denúncia de Josmá Oliveira tornou-se improcedente.

 

Em relação aos supostos funcionários fantasmas, o Tribunal de Contas também verificou que a denúncia não procede, e ainda atestou a existência dos mesmos, que na maioria são efetivos.

 

Já em se tratando das gratificações da covid, o Tribunal fez uma análise da gestão pública anterior e também da gestão atual. Constatou-se, portanto, que a gestão de Nabor Wanderley (2021), pagou o valor de 970 mil reais de gratificação covid para todos os servidores que estavam nos serviços de urgência e emergência.

 

O questionamento foi apenas para o pagamento da gratificação covid no valor de 16 mil reais, destinados para membros da Guarda Municipal, do Procon Municipal, e ainda para a assessoria jurídica da Secretaria de Meio Ambiente. Nestes casos, o tribunal entendia que tais funções não faziam parte do enfrentamento à Covid-19.

 

Contudo, a Prefeitura de Patos já está enviando a justificativa para o Tribunal de Contas, esclarecendo que os servidores da Guarda Municipal, Procon e Meio Ambiente, estavam trabalhando no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, por meio do trabalho de fiscalização da força-tarefa, legitimada por decreto que regulamentou a criação da mesma.

 

No geral, o secretário Leônidas Dias deixa claro que o relatório do TCE-PB apenas reforça a transparência dos serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde de Patos, bem como reconhece a importância dos trabalhos de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

 

Coordecom

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...