A vitória do Atlético-MG por 2 a 0 sobre o Tolima, na noite desta quarta-feira, pela estreia da Libertadores 2022, marcou a quebra de um tabu. Até o jogo desta noite, nenhum brasileiro havia conseguido vencer em Ibagué, cidade-sede do time colombiano.
Entre 1996 e 2020, em jogos pela extinta Copa Conmebol ou Libertadores, sete equipes brasileiras enfrentaram a complicada viagem para Ibagué, trajeto de avião e ônibus com, pelo menos, 10 horas totais de duração.
Vasco, Rio Branco-AC, Grêmio, Corinthians e Athletico-PR saíram de lá derrotados, e só Cruzeiro e Internacional conseguiram um empate. Dentre todos os rivais, só o time do Acre havia conseguido balançar as redes do Tolima em território colombiano (perdeu por 2 a 1, em 1997).
A vitória mais famosa do Tolima sobre um brasileiro aconteceu em 2011, quando o time bateu por 2 a 0 o Corinthians de Tite, Ronaldo e companhia, decretando a eliminação dos paulistas na pré-Libertadores daquele ano. Foi a primeira vez que um time do país caiu tão cedo na competição continental.
No ano passado, o Bragantino até conseguiu vencer o Tolima fora de casa, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana, mas o jogo acabou sendo realizado na Venezuela, por conta das restrições devido à pandemia de Covid-19.
Globoesporte.com
Deixe um comentário