segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Política Assessoria jurídica do PatosPREV esclarece como funciona reajuste da alíquota mínima para segurados
Política

Assessoria jurídica do PatosPREV esclarece como funciona reajuste da alíquota mínima para segurados

 

A Câmara de Vereadores de Patos colocará em votação nesta terça-feira (28), em sessão remota, o projeto de Lei 15/2020 de autoria do Poder Executivo, que altera de 11% para 14% o percentual da alíquota de contribuição previdenciária dos servidores públicos municipais ativos e pensionistas, obedecendo a Emenda Constitucional 113/2019.

 
De acordo com a assessora jurídica do Instituto de Seguridade Social do município de Patos (PatosPREV), Débora Alverga, a adequação do valor da alíquota obedece a Emenda Constitucional 113/2019.

Ela ainda detalhou que na emenda constitucional 013, mas especificamente no parágrafo 4º, do artigo 9, está determinado que as alíquotas dos servidores dos municípios, estados e distrito federal, vinculados ao regime próprio de previdência, devem ser iguais aos servidores da união, que no artigo 11 da emenda 103, está com percentual mínimo de 14%. 

A não adequação da alíquota ao que determina a emenda 103, pode acarretar a perda dos repasses federais, bem como a suspensão do certificado de regularidade previdenciária do município, que vai incluí-lo num cadastro negativo que consequentemente vai impedir o recebimento de recursos federais.

“Cada poder tem o seu papel nesse processo. Então o poder executivo está obrigado a encaminhar, cumprindo o preceito constitucional e a lei de responsabilidade fiscal, e a câmara está obrigada a colocar em pauta. Caso contrário também responde”, ressaltou a assessora jurídica.

Débora Alverga também reforçou que a previdência é feita em caráter contributivo e solidário. Neste caso, os servidores vinculados ao PatosPREV são solidários com o patronal em relação ao custeio de seus benefícios. Não existe benefício custeado por apenas um lado, mas ambos devem contribuir dentro de cada proporcionalidade, conforme destacou a assessora. 

Coordecom

http://patos.pb.gov.br/noticias/assessoria-juridica-do-a11066.html

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lideranças de oposição celebram Carnaval de Santa Luzia, no Bloco do Foguete

  Nesta terça-feira (4), o deputado estadual George Morais marcou presença no...

Ex-prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, publica indireta em suas redes sociais; veja

  O cenário político em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, parece...

Zezão da Boiadeira afirma que não será mais candidato em Oatos; veja

  Figura conhecida no cenário político de Patos, Zezão da Boiadeira declarou...

Hugo Motta divide palanque com Lula e Tarcísio em São Paulo e critica polarização: \”O povo cansou de conflitos\”

  O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), agora presidente da Câmara dos...