O sistema de informações do programa nacional de imunizações – SIPNI-DATASUS, registrou nesta quarta-feira (29), após o segundo dia “D” da campanha contra a poliomielite e o sarampo, um total de 5. 506 doses aplicadas na cidade de Patos, Paraíba, o que corresponde a 90% da cobertura vacinal.
A meta, estabelecida pelo ministério da Saúde, é de 95% do total da população que está na faixa etária entre 1 e menos de 05 anos de idade.
“Após o segundo dia D da campanha nacional contra o sarampo e a poliomielite, que aconteceu, ontem, dia 28, em todas as unidades básicas de saúde do município, constatamos um número elevado de vacinação; esse aumento chegou a 90%, quando a meta é vacinar 95% das crianças. As unidades básicas continuarão com as vacinas, até a sexta-feira, dia 31”, garantiu a Chefe do setor de imunização da secretaria municipal de Saúde, Kiev Henriques.
A campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a poliomielite começou no dia 06 de agosto e se estende até o dia 31 deste mês.
“Pedimos, encarecidamente, aos pais e responsáveis, que compareçam às unidades de saúde, para que suas crianças possam ser vacinadas; pois, só assim, conseguiremos atingir a meta preconizada pelo ministério da Saúde”, conclamou Kiev Henriques.
CASOS DE SARAMPO
Até o dia 28 de agosto, foram confirmados 1.553 casos de sarampo no Brasil, enquanto 6.975 permanecem em investigação. O país enfrenta dois surtos da doença: no Amazonas, que já computa 1.211 casos confirmados e 6.905 em investigação, e em Roraima, onde há 300 casos confirmados e 70 em investigação.
Casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos seguintes estados: São Paulo (2); Rio de Janeiro (18); Rio Grande do Sul (16); Rondônia (2); Pernambuco (2); e Pará (2).
Coordecom
Deixe um comentário