segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Após protesto dos estudantes do curso de Medicina, UNIFIP explica aumento no valor da mensalidade; veja
Gerais

Após protesto dos estudantes do curso de Medicina, UNIFIP explica aumento no valor da mensalidade; veja

 

Alunos do curso de Medicina do Centro Universitário de Patos (UNIFIP) entraram em contato com o Blog do Jordan Bezerra, recentemente, para reclamar acerca do aumento exorbitante na mensalidade do curso. Segundo os estudantes, o valor pago na formação acadêmica não condiz com aquilo que é ofertado pelo centro universitário.

 

Os estudantes reclamam que o aumento no valor da mensalidade aconteceu de maneira imprevisível e injusta, visto que o valor já havia sofrido um reajuste entre o ano de 2022 e 2023. Os estudantes ressaltam que o aumento pode prejudicar a formação de inúmeros acadêmicos, que podem não conseguir arcar com as despesas da faculdade, havendo a possibilidade destes não finalizarem o curso, haja visto que o valor sofreráaumento de quase um salário mínimo.

 

Os estudantes reclamam da precariedade na estrutura da universidade, alegando que faltam salas para as turmas, água para os alunos, projetores, dentre outros. Além disso, os discentes ressaltam que muitas disciplinas da universidade são ministradas por professores que não são especialistas e que diversos conteúdos considerados imprescindíveis para a sua formação foram retirados da grade, como radiologia. Os estudantes reclamam, sobretudo, da inacessibilidade da coordenação e reitoria da UNIFIP. Segundo eles, foi devido a esse fato que decidiram se unir para realizar manifestações pacíficas em prol de que suas necessidades sejam levadas em consideração pelo Centro Acadêmico.

 

 

O outro lado:

 

Baseado nesse fato, o Blog do Jordan Bezerra entrou em contato nesta quarta-feira, dia 1 de novembro, com o Centro Universitário de Patos (UNIFIP) que enviou uma nota esclarecendo e justificando o reajuste na mensalidade do curso de Medicina. Veja nota abaixo:

 

“O Centro Universitário de Patos (Unifip) vem a público esclarecer sobre os questionamentos feitos por um grupo de estudantes de Medicina, a respeito do reajuste anual da mensalidade. 

 

Esse ajustamento é praticado tomando por base o IPCA e a planilha de investimentos feitos pelas IES, para melhoria da experiência acadêmica.

 

Mesmo com o reajuste praticado, a mensalidade de Medicina Unifip é um dos menores na Paraíba. Embora mantenha uma das mensalidades mais acessíveis, a Instituição sempre prezou pela qualidade e estrutura de ensino.

 

Recentemente, dois novos centros cirúrgicos foram instalados no Laboratório de Habilidades, totalizando 3 unidades de aprendizado em cirurgia. O curso de Medicina Unifip possui um Hospital-Escola, um cenário de prática real, equipado com o que há de mais moderno para realização de cirurgias e diagnóstico por imagem. 

 

Em parte das salas de aula, os projetores foram substituídos por monitores de led de alta definição. E, em breve, o curso será contemplado com a aquisição de uma mesa anatômica digital. Um investimento da ordem 1,3 milhão de reais. 

 

Sobre o corpo docente, o Unifip assegura o alto nível e a diversidade do corpo docente que atua em sala de aula e nos cenários de prática. Professores especialistas em suas áreas de atuação, sendo alguns deles referenciados no eixo São Paulo – Brasília, no Hospital Sírio Libanês, Santa Marcelina e USP.

 

Em relação a problemática dos animais de rua, um problema de saúde pública, o Unifip já busca contribuir com a solução. Um diálogo foi aberto com a prefeitura de Patos, a fim de disponibilizar castrações, para controle da população animal.

 

Ainda sobre os questionamentos feitos por parte dos alunos, a reitoria do Unifip se mostrou aberta ao diálogo. Na última terça-feira (31), a coordenação do curso reuniu-se com uma representação dos alunos de Medicina, a fim de ouvi-los. Na próxima semana, estes alunos serão convocados para conversar diretamente com o reitor, João Leuson Palmeira.

 

O Unifip é uma instituição com quase 60 anos de existência e trajetória na Educação Superior. O esforço desse trabalho reflete em reconhecimentos, como a renovação do selo de 5 estrelas, concedido ao curso de Medicina pelo Guia da Faculdade do Estadão. A graduação está entre as melhores do Brasil, e possui alto conceito no Ministério da Educação.”

 

Blog do Jordan Bezerra 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...