segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Após acordo judicial, prefeitura de Santa Terezinha terá 60 dias para demolir Matadouro Municipal
Gerais

Após acordo judicial, prefeitura de Santa Terezinha terá 60 dias para demolir Matadouro Municipal

 

Na manhã dessa terça-feira, dia 23 de outubro, aconteceu uma audiência entre o representante do Ministério Público da Paraíba (MPPB), a Prefeitura de Santa Terezinha e o senhor Manassés Chagas, proprietário do terreno onde se encontra hoje o Matadouro Municipal da cidade, para tentar encontrar uma solução para o prédio, que se encontra em condições precárias.

 

A audiência foi uma provação do senhor Manassés, que procurou o Ministério Público para que este tomasse medidas cabíveis acerca de sua propriedade. O Blog do Jordan Bezerra conversou Manassés que explicou o motivo da ação.

 

“Eu pretendo lotear aquela área e, com o matadouro ali dentro ninguém quer”, afirmou Manassés.

 

O senhor disse ainda que espera que prefeitura possa construir um matadouro digno para beneficiar os marchantes e o povo da cidade, que consome as carnes que saem de lá.

 

O Matadouro Municipal de Santa Terezinha-PB foi construído em 1997, na gestão do ex-prefeito Zé Afonso Gayoso, e hoje se encontra totalmente defasado para atender à demanda dos comerciantes de carne do município. É verdade que esse problema não é fruto da atual gestão, mas a cada ano que passa o descaso só aumenta. As gestões anteriores pouco fizeram ou nada fizeram para resolver essa problemática.

 

A procuradora do município, Pollyanna Guedes, explicou à reportagem todo o processo e o acordo firmado em função da denúncia protocolada no Ministério Público.

 

“Trata-se de Acordo Judicial nos autos do processo de n°0805121-15.2017.8.15.0251, realizado entre o Ministério Público da Paraíba e o Município de Santa Terezinha-PB. O objetivo da demanda seria regularizar a prática da atividade relativa ao abatimento de animais num prédio antigo de instalações precárias e que, atualmente, incomoda os habitantes das residências na vizinhança, claro que tudo em virtude do crescimento da zona urbana. Assim as partes concordaram com a demolição do precário Prédio onde funcionava o matadouro municipal, bem como o município publicará um Edital para convocação de possíveis interessados na construção de um matadouro privado, no prazo de 60 dias, tendo em vista que não é obrigação do município a instalação e manutenção deste. Contudo, ainda na esfera administrativa, será celebrado um termo de desafetação de bem de servidão, pois a área foi cedida há muitos anos ao município pelo proprietário Sr. Manasés, e não existem documentos expressos. A medida será uma ressalva para formalizar a desinstalação do prédio. Por fim, o município, em razão do poder de polícia, através da Vigilância Sanitária Municipal intensificará a fiscalização de eventuais abates para assegurar a população Santaterezinhese a aquisição de Carnes com qualidade”, afirmou a procuradora.

 

Devido a esta situação, o Ministério Público da Paraíba denunciou a Prefeitura de Santa Terezinha pelas péssimas condições em que se encontra o prédio municipal. Segundo o termo assinado hoje no Fórum de Patos, o município ficou encarregado de destruir o atual Matadouro Público e não deverá construir um novo, pois, segundo a procuradora do município, o matadouro não é de responsabilidade da prefeitura, além de devolver o terreno ao senhor Manassés, em até 60 dias. Caberá à prefeitura buscar soluções para cumprir com o acordo firmado entre as partes no dia de hoje, seja com recursos próprios ou por meio de parceria público privada.

 

Blog do Jordan Bezerra

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...