segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Alunos de Patos, na Paraíba, se reúnem em prol do Setembro Amarelo
Gerais

Alunos de Patos, na Paraíba, se reúnem em prol do Setembro Amarelo

 

Além de uma conclusão do mês de prevenção ao suicídio, ação visou o fortalecimento da construção de uma cultura de paz permanente na região.


Na última sexta-feira (28), a 6ª Gerência Regional da Educação (GRE) da Paraíba, sediada no município de Patos, promoveu, em sua sede, o encerramento do ciclo de atividades do Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio e valorização da vida. A ação, que contou com o apoio da Organização Inteligência Relacional, envolveu alunos, professores e gestores, ambos sensibilizados em prol da ampliação da cultura de paz na região.


No primeiro momento, o padre Alixandre Soares, da Paróquia de Santo Antônio, realizou a palestra “Valorização da Vida”, promovendo um momento de reflexão com os presentes. “Meu propósito foi mostrar meios de intervenção para que possamos suportar os sofrimentos e aumentar a resiliência, destacando que existe sempre um sentindo na vida, apesar de tudo”, disse.


Já a consultora pedagógica da Inteligência Relacional, Maria Doia, realizou um momento de diálogo, em que trabalhou o tema “Educação Emocional como fator de proteção ao suicídio”. “Entre as abordagens apresentei estratégias para regular as emoções, o que pode ser feito para elevar a autoestima, como melhorar a relação no ambiente escolar e familiar e como pode ser construída uma rede de apoio”, ressaltou. 


Complementando as atividades, alunos da Escola Estadual Coriolano de Medeiros realizaram apresentações relacionadas ao tema, desenvolvido amplamente na escola. Exemplo disso foi o poema “O Suicídio da Rosa”, declamado pela estudante do 3º Ano do Ensino Médio, Letícia Lira. “Elaborei esse poema a partir de problemas que vivenciei e observei na sociedade. Meu intuito foi mostrar que a vida é muito além de um momento ou uma situação difícil enfrentada.”


Outra atividade que chamou bastante atenção foi a exibição de desenhos da aluna Maria Fernanda, do 2º Ano do Ensino Médio. Ela retratou, por meio das imagens, elementos que podem ajudar na prevenção da depressão, como o amor, o carinho e o respeito. “Mostrei um pouco do que passei desde os meus cinco anos e como consegui encarar com a ajuda de grupos de diálogo promovidos na escola, além de dicas de superação”, completou. 


A Gerente da 6ª Regional de Educação, Genilucia Medeiros, destacou que diante alguns encontros de sensibilização com os alunos foram observados e detectados alguns problemas no ambiente escolar e, a partir disso, com o apoio dos professores e a metodologia de Educação Emocional e Social, está sendo possível desenvolver um acolhimento diferenciado, mudando uma antiga realidade enfrentada nas escolas. “Trabalhar as emoções dos alunos e dos educadores têm ajudado muito nessa mudança positiva, como observamos nesse evento de culminância.”


Já a gestora da Escola Coriolano de Medeiros, Aparecida Vasconcelos, ressaltou que o trabalho desenvolvido com a Educação Emocional e Social possibilitou mostrar o outro lado das coisas para os alunos. “Enxergamos a necessidade de promover uma ação diferenciada e hoje já vivemos uma nova realidade em nossa escola. Os alunos passaram a perceber que estamos cuidando deles e que as emoções começaram a mudar. Tem sido muito importante incluir a escola nesse trabalho de prevenção ao suicídio”, finalizou. 


Ações práticas

A Escola Estadual Coriolano de Medeiros apresentava um cenário claro de desafios. Nesse contexto, foi preciso um olhar mais próximo e acolhedor, afim de promover a transformação do clima emocional do ambiente escolar e na própria comunidade.


Desde o mês de abril deste ano, a Organização Inteligência Relacional, numa parceria com a Secretaria Estadual de Educação e a gestão da Escola Estadual Coriolano de Medeiros, vem desenvolvendo ações planejadas para ampliar a cultura de paz no ambiente escolar, por meio de uma metodologia implantada na rede de ensino. São realizados reuniões, formações, palestras e acompanhamentos pedagógicos envolvendo professores, alunos, funcionários, agentes da comunidade e o corpo dirigente da unidade de ensino.


“Após as formações realizadas na escola percebemos uma mudança significativa na dimensão humana e pedagógica. As relações interpessoais estão pautadas no respeito e na escuta ativa dos problemas e dos conflitos apresentados. Estamos ampliando a leitura e inserindo no cotidiano escolar boas práticas de convivência. A socialização dessas práticas foi apresentada no Sarau Pedagógico, realizado em maio deste ano”, ressaltou a coordenadora pedagógica, Socorro.  


Fonte: Inteligência Relacional

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...