O Blog do Jordan Bezerra tem acompanhado de perto a realidade dos mananciais que abastecem a cidade de Patos. Fizemos uma série nos meses de ferreiro e março “como andam os mananciais que abastecem Patos”.
Pois bem, na ocasião o manancial estava com menos de 1%, isso em 07 de fevereiro de 2019. Hoje, dia 4 de abril de 2019, o açude do Jatobá, em Patos, segue pegando água e neste momento está com 25,42% de sua capacidade, segundo informações da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), divulgadas na manhã desta quinta-feira (04/04).
O manancial tem capacidade para armazenar 17.516.000 de metros cúbicos d’água e está com 4.453.099 de metros cúbicos. No começo de fevereiro ele estava totalmente seco.
É visível e animadora a mudança na paisagem. É diferente do que vimos há quase 60 dias.
O açude do Jatobá foi inaugurado em 1952, construído pelo então Governador da Paraíba, José Américo, e tem capacidade hídrica de 17 milhões de metros cúbicos de água, mas estava com menos de 1% em fevereiro. O reservatório sangrou pela última vez no ano de 2009, e desde então não voltou a encher.
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DENOCS) é responsável por executar a limpeza do açude no seu leito e no seu balde. Mas o que se vê é o descaso e a inoperância do órgão, que deveria cuidar do Jatobá.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário