Lar Gerais Urologista Dr. Eliseu de Melo Neto fala da importância da campanha Novembro Azul
Gerais

Urologista Dr. Eliseu de Melo Neto fala da importância da campanha Novembro Azul

 

A reportagem do Blog do Jordan Bezerra conversou com o médico Urologista e Cirurgião Geral Dr. Eliseu José de Melo Neto, na tarde desta terça-feira, dia 06 de novembro. Dr. Eliseu falou da importância da campanha Novembro Azul para a prevenção de câncer de Próstata e do incentivo aos cuidados da saúde do homem.

 

Dr. Eliseu falou que a campanha Novembro Azul deveria acontecer durante todo o ano, pois a maior parte das mortes de homens são causas por cânceres, devido a seus hábitos diários e à falta de prevenção.

 

“O Novembro Azul é uma campanha muito importante. Aliás deveria ser azul todos os meses, de novembro a novembro. É um momento de reflexão que o homem faz ou deveria fazer sobre a sua saúde. A nossa grande preocupação é que o homem chega a ter 7,6 anos a menos de vida que as mulheres. São múltiplas causas que fazem o homem viver bem menos que as mulheres. Isso resulta da qualidade de viva que os homens costumam ter”, explica doutor Eliseu.

 

Segundo o urologista, é comum que após os 30 anos a próstata comece a se desenvolver, mas ele ressalta que é preciso ficar atendo aos sinais, que geralmente são tímidos, mas importantes.

 

“Após os trinta anos a próstata começa a crescer, em alguns homens de forma acentuada e em outro de forma simples. Porém, após os 60 anos, a maioria dos homens apresentam o crescimento benigno da próstata. É benigno porque ele por si mesmo não mata, mas vai complicar a vida dos homens. Alguns dos sintomas são: jato urinário fraco, dor na região da bexiga, retenção urinária e dor ao urinar”, afirma o urologista.

 

Dr. Eliseu falou ainda da importância de quebrar o preconceito em torno do toque retal. Ele explica que este exame é fundamental, pois transmite segurança e precisão nos resultados.

 

“É preciso quebrar o tabu. Toque é sim coisa de homem. Embora haja todo esse avanço tecnológico, o exame de toque é indispensável. Não precisamos ter medo de um toque retal. São cerca de nove segundos, e ele transmite confiança ao paciente e ao médico no que diz respeito aos resultados, diagnósticos”, destacou Dr. Eliseu.

 

Ele orientou a todos a abandonarem hábitos nocivos à saúde, como fumar, beber e não fazer exames constantemente. Segundo ele, é necessário que a população se una para ajudar os homens, sobretudo, a cuidarem mais de sua saúde.

 

“Nós orientamos a todos os homens a abandonar os hábitos nocivos à saúde. Aqueles que fuma, abandonem o cigarro, pois 90% dos tumores estão relacionados ao cigarro. É algo que a sociedade tem que perceber para que os homens tenham mais qualidade de vida”, orienta o urologista.   

 

Dr. Eliseu atende no complexo Lab Vita, em Patos, no Centro de Urologia Avançada, que se localiza à Rua Bossuet Wanderley, no centro de Patos.

 

Blog do Jordan Bezerra

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...