O Blog do Jordan Bezerra conversou nessa quarta-feira (24), com o Dr. Fernando Juca é médico especialista em ortopedia e traumatologia, professor de Ortopedia do Curso de Medicina das Faculdades Integradas de Patos (FIP).
O médico deu dicas de tratamento e de prevenção sobre a osteoporose. No último dia 20 de outubro foi celebrado o dia mundial de combate à osteoporose
“No dia 20 de outubro é celebramos o dia mundial de combate à osteoporose. É uma doença que causa fragilidade óssea, levando os pacientes à sofrerem fraturas por traumas banais”, disse o Jucá.
“Como é assintomática, seu diagnóstico e tratamento, na maioria dos casos, demora para ser estabelecido”
Medida de prevenção: “Algo simples, como uma dieta rica em cálcio, tipo leite e seus derivados, verduras, peixes, além de atividades físicas e exposição a luz solar, previnem e tratam a doença. Várias patologias pioram a saúde óssea, como a diabetes e uso de medicações para tratamento de doenças reumáticas” afirmou o doutor .
Segundo ele, o número de internações em mulheres por fraturas osteoporóticas supera as internações por câncer de útero, ovário e mamas. Nos homens com mais de 60 anos, as fraturas do quadril levam mais ao óbito que o câncer de próstata. O diagnóstico da osteoporose pode ser feito pela densitometria óssea, exame simples, rápido, de baixo custo, acessível a todos. Prevenção é sempre o melhor tratamento
O que deve ser evitado: “O uso abusivo de álcool, cigarros, sedentarismo, menopausa precoce, algumas medicações tipo corticóides, doenças como o diabetes e hipotireoidismo são causa se fragilidade óssea. O exame ouro para detecção da doença é a densitometria óssea, que deve ser realizada em toda mulher acima dos 55 anos e em homens a partir dos 60 anos. Prevenir é o melhor remédio, pois a doença não tem cura”, contou Jucá.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário