Para quem mora no Brasil e, sobretudo, no sertão nordestino, e é de família simples, ou seja, de poucas posses, no que tange a parte financeira, mas tem um propósito de vencer na vida, de forma honesta e digna só existe um caminho: a educação.
Foi pensando assim, que os pais de Clarissa Barbosa Monteiro de Lucena desde cedo investiram nos estudos dela e de sua irmã mais velha, Lilian, que está concluindo Arquitetura.
Sua mãe, Maria do Carmo, é natural de Malta-PB, filha de seu Noé e dona Hilma, já o seu pai é natural de Patos, José Lilioso (Zeca), filho de João Lilioso e Maria de Lourdes. Que logo cedo eles estimularam, apoiaram e também cobraram empenho das meninas, geralmente é uma combinação que funciona em família.
Clarissa, a (galega) como é mais conhecida entre os seus, desde cedo demonstrou determinação, coragem e inteligência; esses atributos são visíveis em quem a conhece de mais perto. Ela sempre “brigou” pelos seus objetivos.
Então, com os esforços dos pais e familiares e sua dedicação pessoal, naturalmente, Clarissa concluiu os estudos no famoso Colégio Cristo Rei, em Patos, fez vestibular e passou para quatro faculdades, mas optou em ir para a capital pernambucana, Recife, na Unicap, a Universidade Católica, cursar Direito, via Prouni. Lá no Recife sempre recebeu apoio incondicional de suas tias; a administradora Valdemisa Lilioso (Misa) e a médica Valdecira Lilioso (Cira), que também venceram na vida, graças à dedicação aos estudos, e com ajuda extraordinária de mãe, Maria de Lourdes (Dona Lourdes), vó de Clarissa, no caso.
A caminhada de Clarissa iniciou-se na turma 2014.1 de Direito da Unicap, e concluirá em dezembro de 2018, aos 21 anos de idade. Contudo, já fez o Exame da Ordem, ou seja, a temida prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e hoje, dia de São Pedro, 29 de junho, saiu o resultado, onde ela foi aprovada com nota 9, como diz sua tia Maria, “a galega mostrou raça”.
Essa vitória não é só de Clarissa, porém de toda sua família que não é pequena, diga-se de passagem, do Litoral ao Sertão. Foram várias as demonstrações, de carinho, admiração e contentamento vindos dos seus, tanto pelas redes sociais e até na rádio, dizendo que estão por demais jubilosos, com essa conquista majestosa de Clarissa Barbosa, que nesses dias será doutora advogada.
Conversamos com sua mãe, Maria do Carmo, que era só contentamento e expressou os sentimentos de orgulho e dever cumprido.
“Nós como pais sentimos que todo esforço foi válido diante de muitas dificuldades e que nada nos faz desistir”, conclui a mãe, emocionada.
Ainda disse que o pai Zeca Lilioso, está rindo à toa e cheio de orgulho, com essa conquista da filha.
Quem fez questão de demonstrar sua satisfação pela vitória foi sua irmã mais velha, Lilian Barbosa, que está concluindo arquitetura também no Recife.
“Eu já chorei e tudo, ela é o máximo, me mata de orgulho”, disse a irmã emocionada.
Por fim conversamos com a felizarda, quase advogada de fato, a Clarissa Barbosa, que disse que é um misto de sentimento. “É uma mistura de alegria e incredulidade”.
Blog Jordan Bezerra
Deixe um comentário