Lar Política Câmara Municipal de Patos aprova requerimento que pede desvio de rede elétrica da Reserva Verdes Pastos
Política

Câmara Municipal de Patos aprova requerimento que pede desvio de rede elétrica da Reserva Verdes Pastos

A Fazenda Verdes Pastos, transformada em Reserva Ecológica, localizada no município de São Mamede, recebeu a informação, essa semana, de que uma linha de transmissão de alta tensão passará pela área objetivando levar energia elétrica da Usina Eólica em Santa Luzia (PB) para Milagres, no Ceará.

O Pastor John Medcraft, há 40 anos, proprietário da área, faz a reserva e a preserva. Ele afirmou que não concorda com a linha de transmissão dentro do local, uma vez que sua instalação derrubará 60 metros de área preservada para colocar torres de energia. O Pastor ainda esclareceu que em quatro anos plantou 4 mil mudas de plantas de árvores nativas e que toda a flora lá existente acabou atraindo a fauna.

Devido a esse clamor do Pastor e da sociedade para que o local não seja destruído, o presidente da Câmara Municipal de Patos, Sales Mendes Júnior (PRB), apresentou um requerimento na Casa Legislativa solicitando da empresa que faça um desvio da linha de transmissão.

“Então, observando a preocupação do Pastor John (Medcraft) e de algumas pessoas que têm uma admiração muito grande ou de outros que se utilizam da reserva através de estudo, foi que apresentamos o requerimento. Precisamos que alguma medida possa ser tomada pra que essa reserva, a única reserva da Região Metropolitana de Patos que existe, não possa ser prejudicada. A ideia é justamente essa. A proposta do Pastor John e de todos que fazem aquela reserva é fazer um desvio dessa extensão, dessa transmissão para que a Reserva Verdes Pastos não seja prejudicada”, explicou o vereador Sales Júnior.

O requerimento apresentado por Sales foi aprovado na última terça-feira, dia 27, na Câmara Municipal, por todos os vereadores e agora o documento será encaminhado à empresa responsável pela energia para que as medidas sejam tomadas.

O Fiscal da SUDEMA, Edson Oliveira, disse que o órgão ainda não foi notificado.

A Reserva Verdes Pastos é, atualmente, fonte de pesquisa para escolas e universidades e possui espécies da fauna e da flora que estão, inclusive, em extinção. A reserva tem sido local de realização de diversos estudos por parte de cientistas não só da Paraíba, mas de diversos países, bem como de ambientalistas que buscam informações sobre a fauna e flora da nossa região.

 

Fonte: Ascom/CMP

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lideranças de oposição celebram Carnaval de Santa Luzia, no Bloco do Foguete

  Nesta terça-feira (4), o deputado estadual George Morais marcou presença no...

Ex-prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, publica indireta em suas redes sociais; veja

  O cenário político em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, parece...

Zezão da Boiadeira afirma que não será mais candidato em Oatos; veja

  Figura conhecida no cenário político de Patos, Zezão da Boiadeira declarou...

Hugo Motta divide palanque com Lula e Tarcísio em São Paulo e critica polarização: \”O povo cansou de conflitos\”

  O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), agora presidente da Câmara dos...