Na tarde desta quarta-feira, 25 de dezembro, um incêndio florestal de grandes proporções começou a devastar áreas da zona rural de Mãe D’Água e outros municípios da região metropolitana de Patos. O foco principal do fogo está no Parque Nacional da Serra do Teixeira, onde as chamas avançam rapidamente, causando preocupação entre os moradores e autoridades ambientais.
A combinação da vegetação típica do semiárido com o período de estiagem tem facilitado a propagação das chamas. Com isso, o fogo já ameaça fazendas, sítios e áreas de difícil acesso na região de preservação. De várias localidades, é possível avistar a fumaça densa e o brilho intenso das chamas.
Diante da gravidade da situação, moradores locais pedem uma ação urgente do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (4º BBM) para conter o incêndio. O caso também foi comunicado ao gestor do Parque Nacional da Serra do Teixeira, mas até o momento, não há informações sobre a origem do fogo ou ações concretas de combate.
O Parque Nacional da Serra do Teixeira é uma área de grande importância ecológica, abrigando diversas espécies nativas da flora e fauna. O avanço do fogo não só ameaça a biodiversidade local, mas também pode provocar prejuízos ambientais irreparáveis.
Blog do Jordan Bezerra
Com informações do Polêmica Patos
Deixe um comentário