Uma pesquisa realizada com cidades da Paraíba surpreendeu ao trazer o município de Passagem, no baixo sertão da Paraíba, em quinto lugar no ranking de melhores cidades para se viver no estado. A pesquisa foi divulgada no último dia 3 de julho, realizada pelo Índice de Progresso Social do Brasil (IPS Brasil).
A pesquisa leva em consideração 53 indicadores secundários para a qualidade de vida, e foi realizada em 5.570 municípios brasileiros.
- Nutrição e Cuidados Médicos Básicos
- Água e Saneamento
- Moradia
- Segurança Pessoal
- Acesso ao Conhecimento Básico
- Acesso à Informação e Comunicação
- Saúde e Bem-Estar
- Qualidade do Meio Ambiente
A pesquisa do IPS Brasil mede diretamente os resultados finais da qualidade de vida nas cidades, podendo ser uma ferramenta essencial para o planejamento estratégico de gestão, avaliação de programas e aperfeiçoamento de políticas públicas locais. É util ainda para orientar melhor investimentos sociais privados nos municípios.
Entre as dez melhores cidades da Paraíba, Passagem aparece em quinto melhor lugar para se viver. Campina Grande lidera o ranking com índice IPS de 65,77; seguida de João Pessoa (65,55) e Cabedelo (65,01), que fecham o top 3.
Passagem supera a cidade de Souza, que é bem mais desenvovida, por exemplo, o que foi uma surpresa para muitos. Além disso, o que chamou a atenção, foi a ausência de cidades como Patos e Cajazeiras, por exemplo, que são polos no sertão.
Santa Luzia também aparece no ranking, ocupando a 9ª posição, seguida de Soledade.
Confira o ranking das 10 melhores cidades para se viver na Paraíba:
- Campina Grande (65,77 Índice IPS)
- João Pessoa (65,55)
- Cabedelo (65,01)
- Carrapateira (64,58)
- Passagem (63,86)
- Gurjão (63,56)
- Sousa (63,53)
- Sertãozinho (63,24)
- Santa Luzia (63,06)
- Soledade (63,04)
Blog do Jordan Bezerra | Política
Com Polêmica Paraíba
Deixe um comentário