Lar Gerais Prazo de inscrição para novo membro da ACVPB se encerra com cinco candidatos, dentre estes, um filho de Piancó
Gerais

Prazo de inscrição para novo membro da ACVPB se encerra com cinco candidatos, dentre estes, um filho de Piancó

 

Terminou neste dia 31 de janeiro de 2024, o prazo de inscrição de candidatos para escolha de novo associado para preencher a vaga na Cadeira nº 58, Patrono Silvino Pirauá de Lima, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba – ACVPB. A assembleia de eleição ainda não tem data para acontecer, mas será realizada ainda em fevereiro, após formação de Comissão Eleitoral designada pela Diretoria.

 

Os candidatos:

 

Os candidatos são Leonardo Leal (Mané Gostoso Neto, Hosmá Passos, Igor Gregório, Roniere Leite Soares e Fabiano Gumier Costa. Leonardo é xilogravurista e cordelista, já participa da Academia como sócio correspondente. Hosmá Passos é de Piancó, ativista cultural na área de poesia, autor de dois cordéis e do livro “Enquanto existir poeta terá raiz na cultura”. Igor Gregório é autor de vários títulos de cordéis e também costuma interagir nos eventos da Academia. Roniere Leite é de Campina Grande, criado em Boa Vista. É sócio eleito do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG). Seu bisavô, Bernardino Benício, nasceu em Guarita, distrito de Itabaiana, e foi amigo do poeta Zé da Luz. Fabiano Gumier Costa é cordelista, natural de Minas Gerais, vivendo na Paraíba há 11 anos, trabalhando como servidor público do IBAMA e ICMBio. Publica cordéis de forma independente e também é formado em Ciências Biológicas e Letras.

 

Academia de Cordel do Vale do Paraíba:

 

A Academia de Cordel do Vale do Paraíba – ACVPB nasceu por ocasião das comemorações do sesquicentenário de nascimento do pai do Cordel brasileiro, o poeta Leandro Gomes de Barros, inicialmente composta por 28 poetas, completando-se posteriormente as 40 cadeiras. A entidade elegeu por aclamação com primeiro presidente o cordelista Sander Lee, secretariado por Fábio Mozart e tendo na tesouraria o poeta Antonio Costta. A assessoria de imprensa ficou a cargo do jornalista Dalmo Oliveira e Valdemir Almeida assumiu como Relações Públicas. Entre os objetivos da ACVPB está o resgate do folheto de cordel, o estabelecimento do cordel nas escolas, as oficinas de cordel, para a disseminação da arte secular, com foco na estrutura de rimas, oração e metrificação, apoio aos novos cordelistas na editoração e disseminação das suas obras, a regularidade de Saraus, com recitais de poetas cordelistas, participação e fomento de feiras de Cordel, parceria com as instituições culturais, para a mobilização de eventos culturais.

 

oblogdepianco.com.br

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...