segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Médico mastologista e cirurgião Dr. Thiago Alencar destaca a importância do diagnóstico precoce no combate ao Câncer de Mama no Outubro Rosa
Gerais

Médico mastologista e cirurgião Dr. Thiago Alencar destaca a importância do diagnóstico precoce no combate ao Câncer de Mama no Outubro Rosa

 

Neste dia 19 de outubro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, associado ao mês do Outubro Rosa, o Blog do Jordan Bezerra conversou na tarde desta quinta-feira (19) com o médico mastologista e cirurgião dr. Thiago Alencar, que falou da importância da prevenção e dos cuidados contra o Câncer de Mama.

 

“O mundo todo se volta não só hoje, mas todo mês, para chamar a atenção sobre uma doença tão importante. O câncer de mama é uma doença muito comum, que pode acontecer em qualquer família, em qualquer pessoa. Uma em cada oito mulheres poderá ter câncer de mama durante toda sua vida. Então é uma coisa extremamente comum. É o câncer mais incidente nas mulheres e infelizmente ainda é o câncer que mais mata. O câncer de mama não é uma doença fácil de matar, por incrível que pareça. Mas por quê que tem uma mortalidade tão alta? Porque, infelizmente, ainda chegam muitos casos avançados. No Outubro Rosa, esse mês de conscientização, a gente visa chamar a atenção de duas coisas: o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de mama. O diagnóstico precoce é importante porque tem cura, diminui a quantidade de mastectomias, e pode diminuir também a quantidade de quimioterapia, e a conscientização também, para a questão da mudança do estilo de vida. Você mudando seus atos de vida, que é praticando atividade, física, uma boa alimentação você pode reduzir até 30% do risco de câncer de mama”, disse o médico.

 

Dr. Thiago Alencar continuou explicando como deve ser feito o procedimento para diagnóstico precoce do câncer de mama para melhorar a qualidade de vida das pacientes, bem como diminuir a taxa de mortalidade dessa doença.

 

“As mulheres para terem um diagnóstico precoce devem fazer sua mamografia a partir dos 40 anos de idade anualmente. Isso pode reduzir em até 40% a mortalidade do câncer de mama, e aquelas que têm menos de 40 anos de idade devem fazer seu alto exame mensal de 7 a 10 dias após o último dia da menstruação. Com isso, a gente vai conseguir reduzir a mortalidade do câncer de mama e a gente poderá manter nossas pacientes vivas e com uma boa qualidade de vida também. Então espero que todos vocês, nessa campanha do Outubro Rosa, também sejam multiplicadores dessas informações. Diagnóstico precoce é igual à vida no câncer de mama”, esclareceu dr. Thiago.

 

Blog do Jordan Bezerra

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...