segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Comandante do Corpo de Bombeiros, Saulo Laurentino dá detalhes sobre incêndio entre os municípios de Nazarezinho e Carrapateira que já destruiu quase 240 hectares de vegetação; ouça
Gerais

Comandante do Corpo de Bombeiros, Saulo Laurentino dá detalhes sobre incêndio entre os municípios de Nazarezinho e Carrapateira que já destruiu quase 240 hectares de vegetação; ouça

 

A região circundante ao Parque Estadual Serra da Santa Catarina, situada nos limites dos municípios de Aguiar, Carrapateira, Nazarezinho e Lagoa Tapada, enfrenta atualmente uma situação crítica com relação a incêndios no interior do Sertão da Paraíba, marcando o sétimo dia consecutivo de ocorrências. A prioridade desta operação conjunta é conter a propagação das chamas em direção ao interior do parque, que é uma área de grande relevância ambiental no estado.

 

Apesar da vastidão territorial ocupada pelo parque e suas áreas circundantes, é importante destacar que o município de Carrapateira abriga uma comunidade próxima à região afetada. Os residentes de Lajes estão profundamente preocupados com a proximidade das chamas em relação às suas residências, o que eleva a tensão nessa situação crítica.

 

Sobre esse fato, o Blog do Jordan Bezerra conversou na noite desta segunda-feira, dia 2 de outubro, com o Comandante do 3° Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar em Patos-PB, o Coronel Saulo Laurentino, que deu detalhes sobre o ocorrido, revelando os trabalhos que o Corpo de Bombeiros tem feito na área.

 

“Meu Corpo de Bombeiros já entra para o sétimo dia de combate ao incêndio que atinge a zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra de Santa Catarina. Ao todo 150 militares já foram empregados no combate e nós estamos ainda com a programação e o planejamento pronto mantido até a quarta-feira e acreditamos que até o final da semana nós conseguiremos extinguir e resolver por completo a ocorrência. Também estamos com um aporte de viaturas específicas de combate a incêndio, materiais e equipamentos específicos e trabalhando de forma integrada com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, voluntários, recebendo o apoio das prefeituras nas áreas íngremes de Carrapateira e também contando com os brigadistas federais que pertencem ao IBAMA. Contamos também com a valorosa contribuição do grupamento tático aéreo da Secretaria de Segurança Pública, que tem nos ajudado, tanto no conhecimento das áreas como também no combate aéreo”, disse o Coronel.

 

Segundo o Coronel Saulo Laurentino, o parque compreende as cidades de Aguiar, São José da Lagoa Tapada, Nazarezinho e Carrapateira, mas o incêndio é entre Nazarezinho e Carrapateira.

 

Blog do Jordan Bezerra 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...