O Blog do Jordan Bezerra conversou na manhã desta terça (19), com o secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública de Estado da Paraíba, coronel Lamark Nonato, que falou sobre a possibilidade da ampliação do número de delegacias da mulher no estado, praticamente dobrando o número de delegacias existentes. O secretário ainda comentou sobre a possibilidade da Delegacia em Patos ter um prédio próprio.
De acordo com o secretário, a proposta do Estado é ampliar o número de delegacias especializadas em atendimento à mulher. Na Paraíba existem 14 delegacias especializadas para o público.
“Nós temos 24 áreas integradas, e o nosso objetivo é que cada área integrada tenha pelo menos uma delegacia da mulher para atender especificamente esse público”, afirmou o secretário. Ele ainda justificou a inviabilidade de cada município ter uma delegacia especializada, e disse que, por isso, as equipes da Polícia Civil recebem treinamento adequado para o atendimento às mulheres vítimas de violência.
Ainda sobre a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Patos, Lamark não descartou a possibilidade de um prédio próprio, mas afirmou que é necessário analisar alguns critérios como a acessibilidade e a discrição para atendimento às mulheres no local.
O Blog do Jordan Bezerra separou uma lista das cidades da Paraíba que possuem Delegacia da Mulher:
- João Pessoa – Deam Norte (Avenida Maximiliano Figueiredo, 499, Centro) e Deam Sul (Avenida Valdemar Galdino Naziazeno, Ernesto Geisel, localizada na Central de Polícia da Paraíba);
- Cabedelo – Av. Pastor José Alves de Oliveira, n° 357, Monte Castelo;
- Bayeux – Avenida Pedro Ulisses, n° 211, Centro;
- Santa Rita – Rua Maura Dias Ramos, s/nº, Jardim Miritânia;
- Campina Grande – Rua Raimundo Nonato de Araújo, s/nº, Catolé;
- Picuí – Rua Coronel Manoel Lucas, n°2, Centro;
- Patos – Elias Asfora, n° 803, Bairro Maternidade;
- Monteiro – Rua Maria da Salete de Almeida Nunes, n° 67, Centro;
- Sousa – Rua Sandy Fernandes de Aragão, 84-B, Gato Preto;
- Cajazeiras – Avenidade Comandante Vital Rolim, s/nº, Centro;
- Guarabira – Rua Travessa Ledônio Rodrigues de Bulhões, s/nº, Bairro do Cordeiro;
- Mamanguape – Rua Escritor Oscar Lina, nº 18, Bairro Campo;
- Queimadas – Rua José Braz de França, s/nº, Centro.
Concurso para forças de segurança
O secretário ainda comentou sobre o concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que ainda está em andamento. E afirmou que o objetivo do estado é realizar outros concursos para as forças de segurança.
“Estamos em andamento com o curso de formação da Polícia Civil, que foram 1.400 vagas, e estamos em andamento com o concurso, ainda em fase de seleção, da Polícia Militar e Bombeiros. A nossa intensão, e há essa necessidade, de aumentar os efetivos das polícias para que a gente possa ampliar a nossa capacidade de trabalho, e aí a gente vai a cada ano verificando junto com a capacidade do Governo do Estado para contratar mais”, explicou Lamark.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário