O Blog do Jordan Bezerra tornou pública, nessa quarta-feira (13), o caso de uma idosa internada no Complexo Hospitalar Regional de Patos, a espera de uma cirurgia há 13 dias. A denúncia partiu da neta dela, que acusou a unidade hospitalar de não prestar o devido atendimento.
Após a divulgação do blog, o Complexo Hospitalar se manifestou sobre o caso através da seguinte nota:
Em resposta a uma publicação no blogdojordanbezerra, o Hospital Regional de Patos esclarece:
A paciente Alaide do Nascimento Medeiros encontra-se sob cuidados médicos e assistenciais em nossa unidade desde o dia 4 de Setembro último. Ela deu entrada com quadro de rebaixamento do nível de consciência e confirmamos, após exames, inclusive de uma tomografia, que se tratava de um quadro de AVC e pneumonia bronco aspirativa, comum em pacientes que têm AVC. Essa paciente vem sendo assistida, desde então, pela clínica médica, pela residência médica e pela enfermagem e ainda por uma equipe multiprofissional. Durante esse período de internação a paciente evoluiu com quadro de constipação e essa constipação, apesar de ter sido medicada, persistiu. Daí foi solicitado uma tomografia de abdômen, o que foi feito e através do exame evidenciou-se um cálculo renal no ureter que necessita de uma desobstrução que pode ser feita de duas formas: com a passagem de um cateter ou via cirurgia aberta.
Diante desse quadro, a urologia foi acionada e tentou-se o procedimento menos invasivo, o que não foi possível devido ao tamanho da obstrução. A indicação é mesmo cirúrgica, mas a paciente apresenta quadro de instabilidade o que impede a realização de um procedimento cirúrgico com os atuais parâmetros clínicos. Diante do exposto, fica evidente que a reclamação de falta de assistência não procede, inclusive, não apenas essa paciente, mas, todos os demais que se encontram internados no hospital são vistos pela equipe médica e de enfermagem diariamente, com evolução diária de uma equipe multiprofissional que inclui ainda fisioterapeutas, nutricionista (no caso desta Senhora, ela está se alimentando por nutrição nasoenteral), serviço social, psicologia, e ainda os residentes, o que evidencia o compromisso na assistência e cuidados com nossos pacientes. Neste caso específico e em todos os demais, todas as evoluções e ações se encontram no prontuário do paciente à disposição dos familiares e acompanhantes.
Patos, 14 de Setembro de 2023
Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC)
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário